Sem respostas oficiais junto à Escola Municipal Maria Leal ou via Imprensa Independente, pais, alunos e professores se uniram para buscar o direito de ir e vir à instituição localizada no Capinal, na Zona Rural de Vitória da Conquista, através do Transporte Escolar. O BLOG DO ANDERSON já questionou a situação junto a Secretaria Municipal de Educação, mas não obteve respostas. Enquanto isso cerca de 300 estudantes estão fora das salas de aulas há pelo menos três semanas.
Em contato com o BA na noite desta segunda-feira (22) uma educadora, que terá o nome ocultado para evitar represálias, falou mais uma vez sobre o imbróglio. “Sou professora da zona rural e há aproximadamente 03 semanas os alunos do Capinal estão parcialmente sem aula. São aproximadamente 300 alunos sem frequentarem a escola por falta de transporte”, comentou. “Devido a isso, alunos e pais estão se articulando para virem cobrar providências da Secretaria de Educação”, afirmou o docente.
“No noturno, dos poucos alunos que estão frequentando, vários estão indo a pé, inclusive arriscando a vida nas estradas escuras”, continuou. Os estudantes saem da Santa Marta, Barrocas, IBC, Periquito, São Joaquim, entre outros povoados, para a Escola Municipal Maria Leal. Procurado pelo BA, o vereador Luciano Gomes Lisboa (PR), presidente do Legislativo Conquistense, aderiu ao movimento. “Lamento e estamos juntos com os alunos, pais e os professores para que possamos resolver isso.
Tenho ligado para a Secretaria de Educação e o que nos passa é que está tudo resolvido. Na semana passada ouvi uma queixa no programa de Nildo Freitas, mas a Secretaria disse que já havia regularizado. Hoje à noite li e enviei a reportagem do BLOG DO ANDERSON para o secretário Esmeraldino Correia e espero que amanhã [terça-feira, 23 de abril] ele se posicione de uma forma oficial e concretar para resolver essa situação”, prometeu Gomes. Isso será um teste para saber se Luciano Gomes obtenha exito nessa luta pela Educação Pública.