O bebê Lucas dos Santos Souza de Carvalho, de sete meses, diagnosticado com cardiopatia, morreu nesta quarta-feira (24), em decorrência de complicações do seu estado de saúde. Lucas contraiu pneumonia, mas conseguiu se recuperar. No entanto, após ser infectado por um vírus chamado de citomegalovírus teve os rins e o fígado afetados. Lucas havia passado por um procedimento cirúrgico no coração. Em mensagem enviada à Jussi Up, a família de Lucas expressa amor e dor, além de muita fé durante a luta pela vida. Confira a reportagem do site Jussi Up.
“Nosso guerreiro Lucas lutou até o fim! Foi vencedor pela cirurgia cardíaca e ao contrair pneumonia, infelizmente, após a cirurgia cardíaca, afetou os rins e o fígado. Lutou até quando pôde. Emagreceu e ficou desnutrido. Mas aí começava outra luta, a luta pela nutrição para que ele ficasse fortinho e pudesse aguentar a quantidade de medicação que estava recebendo. Mas Deus viu o sofrimento, manteve Lucas vivo pelas orações, mas o sofrimento de Lucas foi maior e Deus o chamou. Hoje, Lucas se tornou em um anjo no céu, e um anjinho da guarda para nós. Amaremos por toda eternidade, nosso guerreiro Lucas, nosso vencedor para sempre estará em nossos corações e nas nossas mentes. Lucas fez nossa família viver uma fé nunca vista, moveu montanhas, abriu mentes, modificou visão, Lucas é nosso menino herói, sempre vamos amá-lo”.
O caso da criança ganhou notoriedade após a família mobilizar uma campanha pela internet, entre jussiapenses e amigos de diversos lugares do país e do mundo, para arrecadar dinheiro para o tratamento da doença.
Lucas estava doente internado no Hospital Santa Isabel, em Salvador.
O vereador Juscelino Carvalho (PRP), avô da criança, relatou em uma sessão na Câmara o drama vivido pelo neto e agradeceu as doações “detodos que ajudaram”.
A família de Lucas agradeceu a todos que contribuíram com a campanha ou ajudaram de alguma forma. “Nós da família de Lucas queremos agradecer a todos que oraram e ajudaram Lucas. Hoje, ele está com Deus, como anjo de Deus. Nosso muito obrigado, Lucas agradeceu de coração”, disse o comunicado.
LUTA PELA VIDA
O valor arrecadado, somado à quantia que a família e amigos já dispunham, garantiu o custeio de uma UTI aérea para que a criança fosse transferida de Vitória da Conquista, onde ficou internada em uma UTI pediátrica, para Salvador, onde passou por uma cirurgia no coração. À época, a família ressaltou que todo o valor arrecadado serviria também para o tratamento que a criança precisaria após a cirurgia.
Lucas foi diagnosticado com cardiopatia, segundo informou uma familiar à Jussi Up. Ainda de acordo com a família, os médicos só poderiam liberar o bebê para realizar a cirurgia na capital baiana em uma UTI aérea, devido o quadro clínico ser considerado delicado pelos responsáveis pelo caso.
SEPULTAMENTO
O corpo de Lucas deve chegar a Jussiape na madrugada desta quinta-feira (25), e o sepultamento está marcado para amanhã, às 8h, no Cemitério de Jussiape.