BLOG Entrevista: Cacique Catitu está confiante em Herzem para a fundação da Reserva Indígena Sol Nascente

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O território onde hoje está localizado o Município de Vitória da Conquista foi habitado pelos povos indígenas Mongoiós, subgrupo Camacãs, Ymborés (ou Aimorés) e em menor escala os Pataxós. Os aldeamentos se espalhavam por uma extensa faixa, conhecida como Sertão da Ressaca, que vai das margéns do alto Rio Pardo até o médio Rio das Contas.

Após perderem suas terras, os índios sobreviventes dos confrontes se dispersaram. Há mais de cinco anos grupos buscam as reativações das aldeias. Em entrevista o BLOG DO ANDERSON na tarde de sábado (27), num desses encontros casuais, sentado num banco da Praça Sá Barreto, o Cacique Catitu, como é conhecido o conquistense Idalécio Gonçalves Rocha, disse estar confiante no prefeito Herzem Gusmão Pereira para que a Reserva do Sol Nascente.

Segundo o líder, Herzem tem sinalizado interesse em atender a demanda com a demarcação de uma área para abrigar em torno de quarenta famílias. A definição da Reserva Sol Nascente vai acontecer após uma reunião da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que deve acontecer na Prefeitura de Vitória da Conquista.


Os comentários estão fechados.