Moradores de Vereda, povoado de Vitória da Conquista,recebem atendimento médico em bares, casas e embaixo de árvores, pois a localidade não tem uma Unidade de Saúde da Família. Segundo os moradores, uma agente de saúde faz os atendimentos em locais disponibilizados pelos pacientes e ações como vacinação também são feitas nos locais cedidos pela comunidade. Os pacientes reclamam que os locais não possuem estruturas para os atendimentos. “Se o médico não vem aqui para atender nós no bar, [a gente] vai em Conquista, porque [tenho] pressão alta e não tem posto de saúde pra atender a gente e nem pra medir a pressão da gente.
É muito difícil, acho que até pra eles [médicos] mesmo, vir atender a gente e não ter um lugar, um canto assim adequado pra eles”, disse Marilene Maria de Jesus, dona de casa. O bar do pai da dona de casa Adriana Bonfim é um dos locais onde os atendimentos médicos são feitos. “Eu creio que não vai ficar pra sempre, porque aqui é uma localidade grande e já tem tantas localidades menores que a nossa com um posto de saúde. Nós estamos correndo atrás dos nossos direitos, que é de ter um posto de saúde pra nossa localidade”, disse a moradora.
“Atender dentro de um bar?! E nós ainda dá [sic] graças a Deus o dono do bar ceder o bar pra nós [sic]”, apontou dona Marilene. Um terreno foi doado para que um posto médico seja construído, entretanto, até agora, a obra não começou. Em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista confirmou que a localidade de Vereda não tem um posto de saúde e informou que procura locais como igrejas, associações de moradores e escolas para utilizar como pontos de atendimento à comunidade. A administração municipal também informou o serviço de vacinação é feito na igreja do povoado e em pontos itinerantes, para facilitar o acesso dos moradores.