Santo Casamenteiro: após trezenário, católicos celebram o Dia de Santo Antônio em Vitória da Conquista

Fotos: BLOG DO ANDERSON

Após treze dias de muita devoção chega o grande Dia de Santo Antônio. Em Vitória da Conquista os festejos acontecem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde após as celebrações vem as quermesses com muita animação. A cada noite uma atração musical, como foi o caso do cantador Evandro Correia. Logo mais às 19 horas desta quinta-feira (13) será realizada a grande Festa de Santo Antônio numa missa solene presidida pelo Frei Gilson Marinho.

Na quarta-feira (12) o BLOG DO ANDERSON esteve na Paróquia acompanhando mais um encontro da Comunidade Católica prestigiando o Santo Casamenteiro, como é conhecido Santo Antônio de Lisboa. Santo António ou Antônio de Lisboa, também conhecido como Santo António ou Antônio de Pádua, de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.

Primeiramente pertenceu à Ordem dos Cónegos Regulares da Santa Cruz, que seguiam a Regra de Santo Agostinho, no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos através da leitura da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica.

Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França, retornando posteriormente à Itália, onde encerrou sua carreira. No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem em Assis. De fato, Francisco, o fundador, o convocou, assim como a todos os outros frades da ordem.

Posteriormente, quando sua eloquência e cultura teológica tornaram-se conhecidas, foi nomeado mestre em Teologia em Bolonha, tendo, a seguir, pregado contra os albigenses e valdenses em diversas cidades do norte da Itália e no sul França. Em seguida foi para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos. Veja algumas imagens registradas pelo BLOG DO ANDERSON.


Os comentários estão fechados.