Localizada na Zona Leste de Vitória da Conquista, a Avenida Olívia Flores é a via mais procurada por desportistas e famílias no Centro Sul Baiano. No entanto, uma celeuma está em torno dela em decorrência do seu fechamento aos domingos e feriados para os encontros e práticas esportivas.
O prefeito Herzem Gusmão Pereira só autorizou a intervenção após o acesso à Avenida José Fernandes Pedral Sampaio, porém muitos munícipes tem sido contra e diversos mobilizações tem acontecido em defesa da manutenção do projeto que foi implantado na gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes de Andrade. Na noite desta segunda-feira (17) o assunto foi tema de uma Audiência Pública no Plenário Vereadora Carmem Lúcia.
O vereador Coriolano Ferreira de Moraes Neto, do Partido dos Trabalhadores, afirmou que a audiência objetiva sensibilizar o prefeito Herzem Gusmão para essa causa e frisou o convite feito às autoridades, inclusive por meio do líder da Bancada Governo, Luís Carlos Batista de Oliveira, o Dudé, mas ninguém apareceu. O parlamentar declarou que a Câmara e seu mandato cumprem o papel de “dar voz à população de Vitória da Conquista”.
Para Cori, é necessário escuta e diálogo, sobretudo nesse tipo de situação. Ele ressaltou que a “cidade pertence a todos” e que a literatura recente aponta como positivo o fechamento, mesmo que temporário, de ruas e avenidas para que as pessoas possam fruir a cidade. O edil ainda sentenciou: “governo passa, as pessoas ficam”.
O auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ), Marcelo Moreira, defendeu o fechamento do lado oposto da Olívia do trecho do estande da MRV até a Justiça Federal. Para ele, é uma forma de resolver o impasse, oferecendo conforto e segurança a quem usa esse trecho aos domingos. A Polícia Militar, que apoia o movimento, enviou quatro representantes para essa reunião que ainda contou com a adesão do Boulevard Shopping.