Um incêndio voltou a atingir a região de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, após ser controlado por brigadistas, na noite de terça-feira (5). As chamas já atingiram 1.800 hectares, o que equivale a aproximadamente 1800 campos de futebol. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os brigadistas perceberam que as chamas, que tinham sido controladas no início da noite de terça, tinham voltado a atingir a Serra das Almas por volta das 21 horas. Os brigadistas precisaram andar por cerca de três horas para chegar na área. O trabalho de combate às chamas durou até as 4 horas. A suspeita é de que as chamas tenham voltado por causa da alta temperatura registrada na região de Rio de Contas. Nesta quarta-feira (6), o município chegou a registrar 42° C e umidade de ar menor que 20%.
O incêndio começou no dia 29 de outubro e já atingiu seis áreas florestais. Na Serra das Almas, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militares do estado, existem nascentes importantes.
“Nós estamos falando da água que abastece várias cidades, fora a perda da biodiversidade”, disse Albertinho Carvalho, dono da reserva. Segundo os bombeiros, a área é de difícil acesso, o que dificulta o combate ao fogo. Os bombeiros e voluntários estão sendo levados ao terreno por helicóptero. Atualmente, 23 bombeiros atuam na região, com a colaboração de brigadistas de Seabra, Rio de Contas, Barra de Estiva e outras cidades. Alguns deles com mais de 20 horas de experiência em combate às chamas em florestas. “Esse foco ele pode realmente descer a serra e ir para o pico da Serra das Almas, chegar no povoado do Brumadinho, queimar as nascentes mais ainda, outras. É muita preocupação”, disse a bióloga Gilcinéia Santos, que orienta os brigadistas no combate ao incêndio.