Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Solene com entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. A honraria é uma homenagem a mulheres da sociedade civil que se destacam na defesa dos direitos femininos. A professora aposentada Rosália Celestina Santana Araújo foi uma das homenageadas com o Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares.
Ela ressaltou a alegria em receber esse reconhecimento aos 90 anos de idade. “No contexto nacional em que o ódio e as intolerâncias são ativadas de forma tão forte pelo governo central, reverenciar Loreta Valadares é ato de inspiração à defesa das liberdades democráticas, às lutas humanistas e libertárias”, falou.
A homenageada ainda fez uma forte defesa da educação: “Na qualidade de professora, como também foi nossa homenageada maior, somente posso conclamar a cerrarmos fileiras em torno da educação, não apenas como instrumental de conhecimento e ascensão econômica, social, mas, especialmente como ferramenta de transformação política, de inclusão social, de promoção da justiça e das igualdades”.