Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: estudantes integram time do Geração Futura

Fotos: Divulgação | UESB

Dois alunos da Universidade Estadudal do Sudoeste da Bahia (UESB) tiveram uma experiência enriquecedora em fevereiro deste ano. Durante duas semanas no Rio de Janeiro, Kourosh Jean Naghibi Paul, estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, e Denis Martins Rocha, estudante do curso de Cinema e Audiovisual, participaram do projeto Geração Futura Universidades Parceiras. Diversas oficinas foram oferecidas ao longo do projeto envolvendo questões como direção de fotografia, roteiro, produção e transmídias. Além disso, os estudantes visitaram os Estúdios Globo e gravaram chamadas para os programas da grade do Canal Futura.

“É uma sensação única! Acho que todos nós passamos por momentos de desmotivação durante a graduação e ser escolhido para um projeto desses faz com que você acredite novamente em seu potencial e de que está seguindo o caminho certo para sua formação”, contou Naghibi sobre sua vivência no projeto. Para Denis, a sensação não foi muito diferente ao falar sobre a felicidade e estímulo que o projeto trouxe. “Inicialmente, é uma realização por ter a oportunidade de participar de um projeto que contribuiu para o currículo profissional, além de colaborar para a minha formação enquanto realizador do audiovisual”, apontou.

Trocas e vivência cultural – Estar em uma cidade nova e conviver com estudantes de lugares distintos do país contribuíram com o desenvolvimento da bagagem cultural. “O que ficou de real aprendizado foram as experiências e as trocas socioculturais entre as 40 pessoas que estavam ali. É uma oportunidade única de você conhecer um pouco de todas as regiões do país, do que cada pessoa faz em sua região”, disse Kourosh. No decorrer do projeto, os alunos foram divididos em quatro grupos compostos por dez pessoas cada um, com o objetivo de produzir quatro interprogramas, que tinham como tema central “Mulheres Inspiradoras”.

“Meu grupo escolheu a mãe de santo Ana de Oyá para representar a liderança feminina na religião. O que fez com que tivéssemos total estímulo da criatividade foi o local de gravação. Ao chegar lá, conseguimos visualizar ideias que não havíamos pensado”, descreveu o futuro jornalista. O grupo em que Denis ficou decidiu falar sobre o empreendedorismo feminino. A personagem escolhida foi Maria Thereza, uma mulher que faz bordados em roupas com a temática feminista. Durante a vivência, ele percebeu algo fundamental para construção de vídeos: “a importância de ser criativo nas produções audiovisuais buscando explorar algo que contribua para um produto que possua um diferencial”.

Essa não é a primeira vez que a Uesb integra o time do Geração Futura Universidades Parceiras. A iniciativa já selecionou outros estudantes da Uesb em edições passadas, como Raul Ribeiro, de Cinema e Audiovisual, e Paula Joane, de Comunicação Social.


Os comentários estão fechados.