De acordo com boletim divulgado no início da manhã de hoje (20) pela Diretoria de Vigilância em Saúde, Vitória da Conquista já registrou até a meia noite de quinta-feira (19) 43 casos notificados com suspeita clínica e epidemiológica de infecção pelo Coronavírus (COVID-19), 12 já estão descartados laboratorialmente e 31 aguardam análise laboratorial. Todas as amostras já foram enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador, que utiliza a biologia molecular para fazer o diagnóstico da doença.
O aumento de casos foi motivado pela ampliação do critério de definição de caso suspeito – orientado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/BA) – que inclui os viajantes que estiveram, nos últimos 14 dias, em áreas com transmissão comunitária no Brasil e no exterior.
Dos casos de suspeita clínica notificados que aguardam resultado, 27 estão em isolamento domiciliar e 4 estão em isolamento hospitalar. Diariamente, a equipe médica da Vigilância Epidemiológica está avaliando e monitorando todos os casos de perto.
Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde agora conta com um Call Center para tirar dúvidas da população e atender pessoas que estiveram em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, apresentando febre ou, pelo menos, um sintoma respiratório.
Telefones:
Celulares: (77) 98834-9988/9911/9900/9977
Fixos: 3429-7442/7434/7436