Paulo de Tarso: Carta aos bolsonaristas envergonhados

Foto: BLOG DO ANDERSON

Paulo de Tarso Magalhães David

¨O que o rebanho mais odeia é aquele que pensa de forma diferente, não é tanto a própria opinião, mas a audácia de querer pensar por si mesmo, algo que eles não sabem fazer.¨

Arthur Schopenhauer

¨Causam Grandes Prejuízos os que Louvam os Idiotas”
Democrates

Não sou petista, nunca fui, aliás nunca fui filiado a nenhum partido. Mas, me considero uma pessoa de esquerda, no sentido verdadeiro da palavra, alguém que defende uma distribuição de renda mais justa, oportunidade igual de acesso à educação e ao trabalho, etc.  Confesso que votei em Lula em todas as eleições em que ele foi candidato à presidência do país e não me arrependo disso. Tenho clareza de que ele fez muita coisa boa para o país e quebrou  paradigmas, pois melhorou a distribuição de renda, reduziu o desemprego e a pobreza e inseriu o Brasil na geopolítica como um protagonista a ser ouvido. Lula fez o país chegar ao posto de quinta economia mundial e mostrou que uma pessoa de fora da elite, nordestino e de origem pobre pode ser eleito presidente do Brasil. Leia a íntegra.

Tenho consciência de que ele cometeu erros gravíssimos ao se deixar cooptar por nossa elite arcaica, predatória, autoritária, rancorosa e extremamente corrupta. Elite esta que nunca engoliu o fato de um operário ascender ao poder máximo do país e, quando teve oportunidade, tratou de recuperar esse poder, não importando com quem, nem como.

E vamos ser sinceros, Bolsonaro não enganou ninguém. Sua campanha surfou na onda antipetista, flertou com a lava-jato e no discurso fácil que bradava contra a corrupção. Mas o verdadeiro Bolsonaro sempre foi um sujeito sem postura, misógino, homofóbico, racista, agressivo, sem cultura, cognitivamente incapaz, entre outros adjetivos. Não foi a toa que fugiu de todos os debates, Bolsonaro sempre foi um inepto. Em seus 28 anos de vida pública não conseguiu aprovar qualquer projeto relevante, se resumindo apenas em reproduzir as besteiras de seu Rasputin, um astrólogo, que acredita que a terra é plana, que a Covid-19 não existe e que a Cloroquina é uma santa milagrosa. É triste pensar que 57 milhões de brasileiros estacionaram o próprio cérebro em algum lugar e votaram nesse homem, pagaram pra ver e chegamos até aqui.

Bolsonaro, numa hábil manobra, trouxe os militares para perto de si, como escudo para convencer o vulgo de sua honradez, lisura e seriedade. Os militares caíram na esparrela do inconsequente presidente e agora amargam a pecha de serem seu cúmplice, inclusive se silenciando diante de fatos que enrubesceria Duque de Caxias. Mas Bolsonaro foi além, após sucessivas denúncias de crimes de responsabilidade, o presidente recorreu aos deputados do famigerado centrão, a qual sempre criticou, para impedir um eventual pedido de impeachment.

Agora, estamos vivendo em uma espécie de Lewis Carroll Land bolsonarista, onde a nau dos insensatos emergiu das profundezas das fossas abissais do delírio sem fim e navega triunfante, rompendo as barreiras da sensatez e da razoabilidade. É desolador ver tamanho apego a aleivosias dessa magnitude. Mas, como já indicava Nietzsche: “convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”. Eis aqui os perigos que nos ameaçam em plena luz do dia: o ódio convicto e a total ausência de empatia.

O que mais me deixa espantado, mas também muito decepcionado, é ver pessoas bem informadas, que se declaram democratas, que têm consciência da situação do país, da crise econômica, sanitária, política e ambiental, mas mesmo assim continuam a apoiar esse Governo, mesmo que de forma envergonhada. Parecem ignorar o caos gerado por um (des)governo de viés autoritário, isolacionista e subserviente, que bate continência para a bandeira dos EUA, e renega a ciência, o jornalismo e o meio-ambiente.

Como não têm argumentos para defendê-lo, ou vergonha de fazê-lo, os bolsonaristas semi-arrependidos adotam levianamente duas posturas igualmente questionáveis. Ora ficam repetidamente apontando defeitos de administrações passadas – por vezes com notícias falsas -, para esconder as sandices em curso do maior desgoverno de todos os tempos. Ou buscam atacar e desmoralizar o crítico, agredindo o mensageiro por não gostarem da mensagem. Atitudes como essas, demonstram que estão na defensiva, preocupados em não dar o braço a torcer, talvez por medo de serem expostos por seus erros. Mas mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa. Por isso, clamo para que tenham coragem e revejam os seus posicionamentos.

Paulo de Tarso Magalhães David, é advogado e professor universitário

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do BLOG DO ANDERSON


52 Respostas para “Paulo de Tarso: Carta aos bolsonaristas envergonhados”

  1. Valter Félix da silva

    Quero parabenizar o Dr Paulo de tarsso pelo artigo e ao blog por publicá-lo

  2. Maria Das Graças Teixeira Couto

    Muito bom texto.
    Parabéns!
    “Convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”

  3. Ilza Oliveira Nascimento

    Nem li o seu artigo, pois de início o título dele e o pensamento de Arthur Schopenhauer e de Democrates já é contraditório, se não o é na prática, é no vosso julgamento.

  4. Elvio Magalhaes

    Havia uma lenda que o advogado Paulo de Tarso foi filiado ao PCdoB na juventude. Lenda. Agora desvendada.

  5. Sandra Samara Fontana

    Desculpa Dr. Paulo de Tarso, mas acho que o senhor está redondamente equivocado com seu julgamento aos Bolsonarianos.
    Nunca se sentiu tanto orgulho da bandeira verde e amarela, que diga-se de passagem vem sendo a mais exposta nos últimos tempos por todo o mundo como agora. O povo está nas ruas todos os domingos sem nenhuma demagogia e com toda simplicidade desse mundo defendendo orgulhosamente seu ilustre presidente. Nada é marcado e tudo acontece. Não há confusão e a causa é nobre. Tirar toda a podridão que o seu candidato deixou no congresso. Tb queria que o senhor não se esquecesse das dívidas que dito cachaceiro deixou e que o Presidente Bolsonaro está pagando com honradez. O que queremos é um governo sem favoritismo e sem meretrizes pousando de santinha. Lutamos pela família e isso o senhor deveria muito bem saber o que significa. Queremos no governo alguém de valores e isso está mais que provado que o PT não sabe o significado. Queremos alguém que coloque a verdade acima de tudo, pq é a verdade que nos torna livres. Nossos valores Cristãos tem que serem respeitados e nossas famílias tb. Não fecharemos nosso olhos sobre tudo a respeito do Doria, Weitzel, Rui Costa e muitos outros, não! Bolsonaro é o presidente e não aceito as suas palavras depois de toda corrupção do governo anterior e de como a esquerda está usando o C19 para roubar e enganar o povo. Chega de corrupção!

    • Marise Arlete Moraes

      Parabéns Paulo de Tarso! Texto impecável. Traduz os 70% dos brasileiros. Fico triste quando misturam religião com política. Infelizmente o brasileiro ainda não sabe discernir as coisas. Também alguns leram o seu texto e não atentaram para o que o sr. disse a respeito dos erros cometidos pelo Lula. Mas me identifiquei muito com seu texto, embora nunca tenha votado no Lula, reconheço que ele fez um Brasil diferente. Mas, infelizmente foi vencido pelos corruptos.

    • Leandro Andrade

      Aí está o exemplo explícito do indivíduo tratado no texto. Negacionismo insensato, atrelado à muleta retórica de ataque aos governos anteriores por não haver argumento de defesa desse desgoverno que está aí. Parabéns a todos os que tiveram a coragem de rever seu voto. Para os demais, resta torcer para que percebam o tamanho do erro de ter colocado no poder uma pessoa insana, desprovida de qualquer traço de humanidade, honestidade ou empatia.

  6. Pedro

    Oportunista

  7. Ivan Queiroz

    Uma análise real de como está o governo em nosso país,se é que podemos chamar de país, melhor seria dizer província americana.

  8. Marcos Antônio Dias

    Vou falar por mim , se arrepende do que não se faz , Eu votei contra a quadrilha que estava antes no poder , quase acabaram com o Brasil , o ser humano não nasceu pra ser educado no assistencialismo de cabresto , sendo tirado das pessoas , oportunidade, de se tornar um homem de bem … não gosto de política , mas se observa os loucos esquerdistas , os comunistas ( só criticam , ou se juntam em busca de poder ) não fazem nada por ninguém. Por se só. Até a imprensa , não sabe usar , sua liberdade , na maioria se vendem , com raras excessões. “. A nossa democracia “ existe, mas a liberdade só existe , a depender a quem se direciona… hipocrisia *

  9. Marcos antonio

    HGP FAZ COMPRA NA EPIDEMIA SEM LICITAÇÃO , é lei federal fazer isto ou não. Só vejo crítica , HGP COM ADMINISTRAÇÃO IMPECÁVEL , só vejo crítica.

  10. Karla mirella

    Brilhantes palavras para resumir a decadência atual que estamos vivendo , sem tirar nem por , fico lisonjeada de ter sido sua aluna. 👏🏻👏🏻👏🏻

  11. Ijanai

    Pode não representar o que pensa o blogueiro, mas é intregralmente o meu pensamento, sem tirar nem pôr. Parabéns professor pela lucidez!

  12. Dalvani

    Paulo me representa! Fui sua aluna e pupila!

  13. Airton

    Comcorto plenamente, pensamento coerente com a realidade atual.

  14. Euvaldo

    Excelente reflexão e provocação, resta saber se um bolsonarista chegará ao terceiro parágrafo tamanha sua incapacidade para qualquer pensamento que não seja repetições dos discursos de seu mito ou meme contra petista e a esquerda.

    • Antônio Carlos

      Concordo com você Euvaldo. Os fanáticos e apaixonados não tem a capacidade de analizar ou fazer uma auto crítica da real situação. Parabéns ao Dr. Paulo pelo artigo.

  15. Jilson

    Só podia ser nesse blog pra um esquerdopata abrir a boca pra falar besteira, aliás eles só falam besteira.

  16. Silvio Moreno

    Parabéns pela lucidez do artigo. Muito bom, detalhou com sapiência e equilíbrio.

  17. Paula Soares

    Parabéns por tão lúcido e inteligente texto!!

  18. Cláudio

    Quando vejo um cara dizer que é de esquerda ” no verdadeiro sentido da palavra”, percebo que vc nega sua própria existência. É aí que está o grande problema da esquerda. Ela não existe. Pelo menos não essa que quer supostamente o bônus de ser da esquerda. Vc tem o ônus também. E o ônus é exatamente os exemplos da esquerda em todo o mundo. Todos se tornaram ditadores sanguinários , ponto.
    Então o que resta pra uma pessoa de “esquerda” quando percebe que existem MILHÕES de pessoas que pensam diferente de vc? Essa estória agente já conhece. Mas jamais chamaria vc de cego, imbecil ou acéfalo porque, apesar de discordar de vc, eu te entendo. Sério! Vc não tem sequer pra quem bater continência. Vc não tem um MODELO! E cá pra nós, ficaria meio constrangedor ver a turminha paz e amor da esquerda defender A China, Russia, Venezuela, Cuba ou Coréia do Norte.
    E para o meu delírio nesta fria noite de domingo, o amigo consegue colocar um presidiário, (o maior ladrão e corrupto da História desse País, condenado em todas as instâncias), como vítima de uma “elite predatória e rancorosa”. Eu quase chorei. Fiquei comovido.
    No mais, o cansativo mi mi mi de sempre: a questão ambiental, o COVID, o caos! Valha-me Deus! A esquerda precisa se reinventar !

  19. Romilson

    belo texto. A verdadeira injustiça é querer aquilo que nunca seremos. Will Cruz.

  20. joaquim spinola

    Grand amigo e meu professor Paulo, quando se fala em Esquerda ñ podemos falar só de Lula. temos que falar de toda esquerda corrupta que deixou 13 milhôes de desempregados , e o país quebrado, o divisão de renda foi com os grandes grupos e os companheiros. Quem está pagando a conta e a classe média que sempre se arromba., a esquerda que vc defende é está?

  21. Massimo Ricardo Benedictis Junior

    CONFESSO QUE ESPERAVA MAIS DE SUA EXPLANAÇÃO, AO PONTO DE TER QUE RESERVAR ALGUM COMENTÁRIO MAIS SUBSTANCIAL SOBRE…APENAS RECITOU O BOM E VELHO MANTRA DO POLITICAMENTE “correto”, FILÓSOFOS, COMO SE A FILOSOFIA EXISTISSE CERTEZA E SENTENÇA. NÃO PASSOU DE TRIVIAL NO MAIS CLÁSSICO CONCERTO DE UMA NOTA SÓ, ONDE O VALOROSO PROLETÁRIO ALÇOU BRIOS DE NOBRE LADRÃO DEVIDO A TER SIDO COOPTADO PELAS ELITES MALVADAS DO CAPITALISMO DIABÓLICO. E O “FASCISTA”, ELEITO PELA MAIORIA, TER QUE SER RETIRADO. ENTRETANTO AS ESPERANÇAS DA NAÇÃO CARO PROFESSOR, NÃO ESTÃO APENAS NOS SONHOS E DEVANEIOS DOS QUE FREQUENTAM AS ACADEMIAS DO NADA…VOAM MAIS E MAIS ALTO QUE A MEDIOCRIDADE DO CORO INSALUBRE DOS REVANCHISTAS, QUE NO PROFUNDO DE SUAS ALMAS PENSAM COM O ESTOMAGO E NARRAM COM OS INTESTINOS.

    • Leandro Andrade

      Muita palavra rebuscada desperdiçada numa mensagem tão rasa, tão ultrapassada e tão cega. Sua negação alimenta o pior do ser humano. Quando nos perguntamos como foi que a Alemanha de Hitler chegou onde chegou, basta olhar para este exemplo. Muito triste.

  22. Josenita Domingues

    Parabéns pelo belo artigo. A prova do (des)governo e sua continência à bandeira americana , foi sua fala está semana:” podemos sair da OMS, se os Estados Unidos saíram…”

  23. Ivan

    Serei um dos cérebros estacionados , que votará nele novamente .

    • Roberto Carlos

      O Sr só naonpode esquecer Professor, que foi esse misógino, homofóbico, racista, agressivo, sem cultura, cognitivamente incapaz (como disse) que montou uma força-tarefa para resgatar do País vizinho (Peru), o Sr e seus amigos, em suas motos possantes, que custaram dezenas de milhares de Reais. Logo o Sr, que defendeu acima uma distribuição de renda mais justa e igualitária. Nessa hora, deve ter esquecido todos os adjetivos pejorativos guardados em seu interior e aceitou a mão estendida daquele a quem deveria agradecer ao invés de execrar.

  24. Celso

    Chora na cama que é lugar quente!

    • Alba

      Caro Roberto Carlos, trazer um cidadão de um outro país nessas circunstâncias é obrigação de qualquer Estado.

  25. Antonio

    O professor esta certo e 57 milhões de brasileiros estão errados. SQN.
    Se me provar que Bolsonaro é corrupto eu mudo meu voto.

  26. Eunice Guimarães

    Parabéns !! Professor Paulo brilhante análise, você foi muito feliz em expor seu pensamento

  27. Hidson Ronaldo Monteiro Guimaraes

    Excelente reportagem, pura verdade

  28. Kassia

    Muito bom o texto.!Raciocínio impecável.
    Os bolsominios talvez não leiam até o final pq estes como o seu representante maior, tem problemas de cognição.

  29. Fátima Príncipe

    Excelente texto!
    Concordo e muito com tudo isso.

  30. Raymundo Nonato de Oliveira

    Professor PAULO DE TARSO, bom dia!
    Nas eleições passada, só tinham duas opções de voto: Ou HADDAD ou BOLSONARO
    Não poderíamos jamais aceitar a continuidade do PT. LULA, teve que fatiar o poder com os corruptos ou não governava. Já pensou ter SARNEY, DIRCEU, CAPITÃO CUECA, todos roubando descaradamente.

    • Ivan

      Sem falar que o grande Lula ,pediu em palanque para votar no Sérgio Cabral, que o povo do Rio, tinha obrigação moral de votar nele, são os bolsonaristas cegos ou quem?
      A diferença dos bolsonaristas para os lulistas, é que não concordamos com corrupção.

  31. Alba Magalhaes David Klinksiek

    Ótima síntese. Alguns comentários só provam quão correta é sua fala. A convicção por vezes causa cegueira. Fecham os olhos aos índices dos governos do PT, tão fáceis de pesquisar em fontes institucionais honestas. Fingem, ou não sabem – mimetizados pela campanha feita na época pelos porta-vozes dos interesses da elite financeira – que toda a desordem econômica adveio da contestação, desde o primeiro dia, da eleição de uma presidenta legitimamente eleita e sem nenhum traço de corrupção; que o desemprego resultou da destruição das empresas e seus canteiros de obra promovida pela politização do MP e o seu chefe juíz, a partir de um PowerPoint que não conseguia ligar pontos e resolveram, em razão de não possuirem provas, estabelecer a convicção como suficiente para lastrear condenações. Importava destruir a esquerda, já que não venciam no jogo limpo, nem que para isso o país fosse devastado junto.
    Acho que não entenderam que sua mensagem, Paulo, se dirige àqueles que ainda pretendem recuperar a própria dignidade, que se envergonham de seus erros e são capazes de corajosamente reconhecê-los e não aos que se aliam a um projeto perverso por estreita afinidade.
    Esses não admitem a crítica, por tratarem-se de adeptos dessa seita que tem como valores o neofascismo, a impiedade, o armamentismo, o negacionismo, o racismo etc. O governo Bolsonaro, junto aos seus assemelhados, não precisa oferecer nada de bom ao país, não precisa ter resultados, como de fato não tem, basta fazer seus discursos de ódio, um discurso moralista no que respeita ao significado de família, basta responsabilizar os “comunistas” pelos males da humanidade (não adotou antes Hitler, essa técnica?! ) , como se o capitalismo não matasse milhares de pessoas de fome e pela violência todos os dias – basta bater no peito e falar o nome Deus, distorcendo a mensagem cristã e apoucar verdade.
    Não se quer saber da reserva cambial deixada pelo governo do PT, assim como é irrelevante que em razão da pandemia Bolsonaro tenha socorrido o setor financeiro com trilhões e seja mesquinho com o povo, que só recebeu $600,00 graças ao esforço do legislativo, que Bolsonaro e seus apoiadores querem fechar (a proposta do governo era de R$200,00). Não importa a corrupção do pai e dos filhos, nem mesmo que o partido de Bolsonaro tenha sido o PP, o mais corrupto entre todos, onde ele novamente se abriga para proteger a si e aos seus de investigações que os colocariam na cadeia, embora não os envergonhem – eles se orgulham de sua aliança com o crime. Não importa o destino de todo o dinheiro “economizado” com a redução de sua aplicação em educação, ciência, bem estar social e privatizações: os bancos (ouçam Dra. Maria Lúcia Fattorelli em pronunciamento sobre dívida pública para entenderem do que se trata)
    Nada disso importa, são pessoas que ainda têm muito que caminhar até entender o valor do afeto, da compaixão, da justiça e assim aprenderem a gostar de gente.
    Precisamos deixar que as pessoas negras respirem, que as pessoas indígenas vivam e em paz, que haja espaço e oportunidades para todos no planeta que, pelo menos até então, não está registrado como propriedade dessa pobre classe de privilegiados

  32. PAULO PIRES

    O artigo do professor Paulo de Tarso é muito leve para falar das Maluquices do Idiota que foi eleito e já confessou ser totalmente INEPTO para o Cargo Mais Alto do País….

    Bossonaro é um Pilantra da Pior Qualidade….. E quem tenta defendê-lo dizendo que ele NÃO ESTÁ TRABALHANDO porque o S.T.F. e o Congresso NÃO DEIXAM, deveria tomar vergonha na Cara e parar com esse tipo de retórica vagabunda….

    Bossonaro não trabalha porque é um sujeito indecoroso…. Os 27 anos dele na Câmara dos Deputados já indicavam e prenunciavam que estávamos diante de um Porqueira…. Ele, quando deputado, só usava o mandato para elogiar a Ditadura e seus Torturadores.

    Trata-se de um caso de erro político, como há muito a Humanidade não via (remetendo-nos àquela Alemanha e aquela Itália que foi tomada por Dois Monstros Indecorosos chamados Adolph Hitler e Benito Mussolini)…..

    O FATO É QUE OS DIAS DE BOSSONARO ESTÃO CONTADOS…. LOGO ELE SERÁ VARRIDO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PARA O BEM DO BRASIL…..

    Quanto a dizer que o Brasil nunca experimentou sentimento de Nacionalidade como agora, só podemos traduzir isso como um SURTO DE IDIOTICE….. É justamente o Contrário: Nosso País nunca esteve tão esculachado, tão depreciado, tão desmoralizado em todo o Planeta como agora….. Caímos de 7ª Economia para 11ª e estamos indo de mal a pior em todas as Direções…. Somos exemplo de como um País, que tinha tudo para ser Líder, se transformou em um Sub-Feitoria dos Estados Unidos da América…. UMA VERGONHA…..

    Resta-nos apenas o Consolo de Colocar esse Mau Elemento fora da Presidência….

    Paulo Pires

  33. Juarez Nascimento

    Na verdade quem é Paulo de Tarso?

  34. Jailton

    Caro senhor Paulo de Tarso eu também votei em Lula e Dilma, como o sr mesmo colocou que também fez, mais contrário a sua pessoa eu me arrependo muito de não ter a capacidade de pensamento que tenho hoje, abrir os olhos pra esse câncer que assolou nosso país por quatro mandatos consecutivos, vergonha tenho eu em saber que tenho culpa nisso. Hoje nós temos um governo federal sem corrupção isso já é um grande motivo de se orgulhar, quanto ao Covid estamos pagando o preço da corrupção de um governo cheios de falcatruas e desvios de milhões para outros países, governo o qual preferiu fazer estádios de futebol em vez de hospitais, afinal hospital não dava pra desviar tantos milhões. Quanto a distribuição de renda a qual o senhor defende tanto onde prega igualdade social, pq não distribui sua riqueza e seja igual à população carente? O sr não passa de capitalista disfarçado de socialista. Outra coisa, eu tive o desprazer de estar em encontros de motociclistas com sr e percebi que não passa de um arrogante que tem um grupinho fechado o qual se acham melhor que os outros, então não me venha falar de igualdade pq vc não passa de uma fraude como socialista, tenho orgulho do meu voto para Jair Messias Bolsonaro significa que acordei.

    • Paulo de Tarso m david

      Quando resolvi publicar o texto, tinha como objetivo externar minha opinião e sucitar um debate de ideias, com excessão de alguns ataques pessoais, natural a aquele cognitivamente deficiente, acho que conseguimos o objetivo, muitas pessoas expressaram suas ideias, concordando ou não com o texto, respeitosamente.
      Quanto aos bens materiais adquirir com muito esforço, competência e trabalho.
      Quanto aos imateriais: ética, moral, respeito, honestidade, cultura, gosto pelo estudo adquirir com a família, exemplos dos meus pais com meus excelentes professores e amigos entre eles Rui Medeiros.
      Quanto a a minha vinda do Peru em avião da Latam, não devo nada a Bolsonaro. É obrigação de qualquer Estado prestar assistência aos seus cidadãos no exterior, pagamos por isso.

  35. Sheila

    Parabéns a Paulo de tarço, texto coerente e bem argumentado, qualquer pessoa com o mínimo de consciência política concordará com o texto.

    • Paulo de Tarso m david

      Quando resolvi publicar o texto, tinha como objetivo externar minha opinião e sucitar um debate de ideias, com excessão de alguns ataques pessoais, natural a aquele cognitivamente deficiente, acho que conseguimos o objetivo, muitas pessoas expressaram suas ideias, concordando ou não com o texto, respeitosamente.
      Quanto aos bens materiais adquirir com muito esforço, competência e trabalho.
      Quanto aos imateriais: ética, moral, respeito, honestidade, cultura, gosto pelo estudo adquirir com a família, exemplos dos meus pais com meus excelentes professores e amigos entre eles Rui Medeiros.
      Quanto a a minha vinda do Peru em avião da Latam, não devo nada a Bolsonaro. É obrigação de qualquer Estado prestar assistência aos seus cidadãos no exterior, pagamos por isso.

  36. Ivan

    Espero que nosso presidente, não seja condenado e preso por corrupção, espero que nosso presidente ,não financie grupos de guerrilhas, espero ainda que não construa em cuba, Venezuela,Moçambique e outros.
    Tomara que sua equipe de governo conduza o país de forma decente e se envolverem em corrupção, serei o primeiro a mudar de voto e opinião, não somos idiotas nao senhor Paulo, ou somos por discordar da esquerda?
    Problema de vocês, é que ficaram no governo por 13 anos e não quererem que o processo democrático seja feito, deixa o cara governar, se o povo concordar ,tira o cara do poder, de uma coisa garanto PT só na outra encarnação, outro questionamento ,como assim de esquerda e não é PT?

  37. Clarice K. Dutra

    Parabéns Paulo de Tarso pelo excelente e coerente desabafo.
    Deixo aqui este texto direcionado aos bolsonaristas que não são capazes de interpretação de texto.

    “Quem tem um Bolsonaro morando dentro de si, não abrirá mão dele nunca, porque ele deu sentido a sua existência.
    Ele veio morar dentro de alguém que sempre teve uma relação estreita com o ódio, mas nunca teve coragem de deixá-lo florescer, a ponto de se tornar uma floresta.
    Veio pra dar vazão ao seu enrustido pluralismo selvagem, animalesco, primitivo.
    Bolsonaro veio morar dentro de quem precisa mais de pedras do que de respiração. Mais de concreto armado do que de baleias ou mães. Mais de pirotecnia do que de memória.
    Quem tem um Bolsonaro morador de dentro de si, busca sentido em seu instinto de morte e não de vida, busca suas razões nos cárceres e porões de sua história ameaçada por seus fantasmas, do que dentro de sua liberdade.
    Bolsonaro veio morar dentro daquele que necessita interditar seu afeto a qualquer custo, pra dar mais sentido à dor da história que ele não resolveu.
    Bolsonaro veio morar em definitivo dentro de quem sempre acreditou que a ascensão do outro é uma ameaça ao seu poder, de que minorias precisam ser derretidas pelo tempo e pelo sol.
    Bolsonaro se apossou de quem precisava adotar uma falsa verdade pra justificar o que ele não entendeu da sua própria vida e da humanidade.”
    __ Marcia Cherubin

  38. Clarice K. Dutra

    Paulo de Tarso, parabéns pelo coerente e excelente texto.

    Aqui deixo este texto direcionado aos fanáticos bolsonaristas!

    “Quem tem um Bolsonaro morando dentro de si, não abrirá mão dele nunca, porque ele deu sentido a sua existência.
    Ele veio morar dentro de alguém que sempre teve uma relação estreita com o ódio, mas nunca teve coragem de deixá-lo florescer, a ponto de se tornar uma floresta.
    Veio pra dar vazão ao seu enrustido pluralismo selvagem, animalesco, primitivo.
    Bolsonaro veio morar dentro de quem precisa mais de pedras do que de respiração. Mais de concreto armado do que de baleias ou mães. Mais de pirotecnia do que de memória.
    Quem tem um Bolsonaro morador de dentro de si, busca sentido em seu instinto de morte e não de vida, busca suas razões nos cárceres e porões de sua história ameaçada por seus fantasmas, do que dentro de sua liberdade.
    Bolsonaro veio morar dentro daquele que necessita interditar seu afeto a qualquer custo, pra dar mais sentido à dor da história que ele não resolveu.
    Bolsonaro veio morar em definitivo dentro de quem sempre acreditou que a ascensão do outro é uma ameaça ao seu poder, de que minorias precisam ser derretidas pelo tempo e pelo sol.
    Bolsonaro se apossou de quem precisava adotar uma falsa verdade pra justificar o que ele não entendeu da sua própria vida e da humanidade.”
    __ Marcia Cherubin

  39. Cibele

    Excelente texto!!!
    Fiquei chocada com alguns dos comentários acima e me pergunto: o que mais será preciso acontecer para que essas pessoas acordem deste processo de fascinação coletiva que estão vivendo?
    – O Brasil sem soberania
    – A miséria crescente
    – A violência ganhando espaço
    – A vida sendo desrespeitada
    – A imagem internacional avacalhada
    E esses 30% de moralistas, empunhando a bandeira nacional e seus fuzis, gritando mito…
    Vergonha alheia!!!

  40. Alba

    Meu amigo, trazer um cidadão de um outro país nessas circunstâncias é obrigação de qualquer Estado.
    No socialismo pretende-se igualdade de oportunidades. Esse desprendimento que foi reivindicado de Paulo, sem nenhuma ironia, está mais próximo do comunismo exercido por Jesus, seus apóstolos e São Francisco de Assis.
    Rachadinha, investimentos imobiliários com associação de milicianos, enriquecimento ilícito, ou mesmo viver décadas do erário público apenas trabalhando na inserção da família para obtenção das mesmas benesses e aparelhar o Estado, inclusive PF, para proteger sua família de investigações, não devem ser entendidos como corrupção?! Aguardemos o descortinamento de mais, que por ora se pode entrever, se a isso não se interpuser o punho do autoritarismo.
    De Bolsonaro e seus filhos, como pessoas “particulares”, devemos ter compaixão, e não fazer julgamentos, mas como instituições que têm causado tão grande mal ao povo brasileiro devemos afastar do poder, antes que nos afastem ainda mais dos marcos civilizatórios, à dura pena conquistados.

Os comentários estão fechados.