Norte de Minas Gerais: Abrigo Frei Anselmo contabiliza 65 idosos infectados e sete mortes por COVID-19

Foto: Divulgação

O Abrigo Frei Anselmo, da Sociedade São Vicente de Paulo, divulgou nota nesta segunda-feira (27) confirmando que 65 idosos e 17 funcionários testaram positivo para a COVID-19. Sete moradores faleceram com a doença. A instituição fica em Unaí, Norte de Minas Gerais. De acordo com a nota, o primeiro infectado pela doença foi um colaborador. Ele estava como acompanhante de uma residente que precisou ser internada no Hospital Municipal com quadro de ascite. Eles dividiam o quarto com um idosa que, posteriormente, teve a infecção por coronavírus confirmada. Após o diagnóstico, ela foi retirada e levada para o isolamento. “No dia 18/06 o técnico de enfermagem começou a ter sintomas gripais e logo foi afastado, foi testado positivo no dia 29 de Junho. A idosa [residente no hospital] citada acima veio à óbito com diagnóstico de ascite e pielonefrite crônica com Swab nasal Negativo para COVID-19”, destaca a nota. O G1 procurou pela Prefeitura de Unaí, que afirmou que não irá se manifestar sobre a informação divulgada pelo abrigo sobre a suspeita de como o colaborador foi infectado.

Balanço de infectados
Ainda de acordo a nota da instituição, após o funcionário testar positivo, outros casos foram registrados. Os internos e os colaboradores foram submetidos a exames.

O abrigo, que contava com 105 residentes e 62 funcionários, teve a confirmação de que 65 idosos e 17 funcionários estavam infectados pelo vírus. Até o momento são sete óbitos de idosos causado pela doença, sendo quatro homens e três mulheres.

Quatro residentes permanecem internados na UTI do Hospital Santa Mônica. Uma idosa está em estado grave.

Medidas de Prevenção
Em nota, a direção do abrigo reiterou que todas as medidas necessárias foram tomadas desde o início da pandemia. Houve suspensão de visitas, capacitação de funcionários, uso de equipamentos de proteção individual e imunização contra a gripe.

A direção do abrigo criou alas de isolamento para os positivos dentro da própria instituição e encaminhou ao hospital os mais graves.

“Aos familiares e amigos dos 98 idosos do Abrigo Frei Anselmo, afirmamos que nossa luta será ainda maior na prevenção do Covid-19, razão pela qual pedimos orações, que neste momento precisamos de muita força na manutenção de nossos trabalhos que historicamente é reconhecido pela comunidade”, finaliza a nota da instituição.


Os comentários estão fechados.