Norte de Minas Gerais | paciente de COVID-19 morre dentro de ambulância durante transferência de hospital

Foto: Divulgação | SAMU

Uma mulher, de 44 anos, com suspeita de COVID-19 morreu dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência snquanto era transferida do hospital de Coração de Jesus para Pirapora, no Norte de Minas Gerais. A paciente deu entrada no Hospital Municipal São Vicente de Paulo, na madrugada dessa quarta-feira (3), e a vaga para transferência saiu por volta das 17 horas, conforme explica o secretário de Saúde de Coração de Jesus, Guilherme Leal Andrade.

“A paciente chegou com quadro de insuficiência respiratória grave, foi entubada e de imeadiato, já lançamos na Central de Regulação de Leitos para que ela fosse levada para um hospital referência, onde tem UTI. A vaga saiu para Pirapora e o Samu preparou a paciente para o transporte, mas ela sentiu uma parada cardiorrespiratória dentro da ambulância e não resistiu”.
Em nota, o Samu informou que foram feitas manobras de reanimação por 40 minutos. O secretário esclareceu ainda que a equipe médica fez o possível para garantir o atendimento da paciente até que a vaga fosse liberada. Em Coração de Jesus, tem apenas um hospital com 33 leitos clínicos.

“No município não tem UTI, temos leitos dotados com monitor e respirador para segurar os pacientes até que surjam vagas em hospitais de referência, que são os de Montes Claros ou qualquer outro da região que possua o serviço”.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a mulher apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 25 de fevereiro, como dor no corpo, febre, falta de ar, diarreia e vômito. O material para exame foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o município aguarda o resultado.

O G1 fez contato com a família da paciente que preferiu não se pronunciar sobre o caso.

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que a paciente foi cadastrada no Sistema SUSFácilMG na quarta (3), no Hospital Municipal São Vicente de Paulo. A partir do cadastro, a Regulação do estado passa a ter ciência da solicitação de transferência.

“A Central de Regulação Macrorregional Norte/Montes Claros buscou nos hospitais e conseguiu leito no hospital municipal de Pirapora. A SES-MG ressalta que hora alguma o Estado de Minas Gerais se negou a regular o caso. Antes que a transferência fosse concluída para o Hospital Dr. Moises Magalhães Freire, de Pirapora, a paciente veio a óbito”, explicou a secretaria por meio de nota.

Casos em Coração de Jesus
O município tem 278 casos confirmados, três pessoas morreram e 263 são consideradas recuperadas. Foram notificados 1.393 casos suspeitos.

De acordo com o secretário de Saúde, uma pessoa permanece internada no hospital da cidade nesta quinta-feira (4) com quadro de saúde estável.

Superlotação em Montes Claros
Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, é referência para 95 municípios, mas está com os hospitais superlotados. A taxa de ocupação dos leitos clínicos SUS é de 97%, a de UTI adulto SUS é de 84% e a dos leitos clínicos de convênio/particular é de 60%.

Covid-19: Veja a ocupação dos leitos clínicos e de UTI em Montes Claros
Em entrevista na terça-feira (2), a secretária de Saúde, Dulce Pimenta, informou que a cidade passou a não receber pacientes de fora. Além disso, estão sendo feitas análises para transferência de pessoas em tratamento para outros leitos ou unidades de saúde.

De acordo com o último boletim, 198 pessoas estão hospitalizadas, sendo que 159 são de Montes Claros e o restante de outras cidades da região.


Os comentários estão fechados.