Por decisão da prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, a Coordenação de Promoção de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT voltou a fazer parte da estrutura de gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Com isso, a área está sendo reestruturada para melhor atender a este público em Vitória da Conquista. Dentro desta nova perspectiva, a Secretaria se reuniu quinta-feira (10), com representantes dos movimentos LGBTQI+. “Nós demos continuidade à primeira reunião que aconteceu no gabinete da prefeita Sheila Lemos, no dia 17 de maio. A ideia é construirmos juntos uma agenda de ações específicas que atendam às demandas deste público, priorizando a sua proteção e lhes garantido direitos”, ressaltou o secretário da pasta,Michael Farias Alencar Lima. >>>>>.
Na pauta de solicitações, os movimentos apresentaram a necessidade de criação do Conselho Municipal de Lgbtqi+, de políticas de educação voltadas para o público de trangêneros, acesso ao mundo trabalho, atendimento de saúde e maior inserção no Cadastro Único. “Acredito que hoje uma das maiores dificuldades de nosso público, é o acesso ao trabalho, não conseguimos vagas de emprego formal em Conquista , quando conseguimos não aceitam a nossa condição sexual e de gênero”, explicou Jade Oliveira, que é mulher trans e enfrentou dificuldades para conquistar o seu primeiro emprego.
Durante a reunião, Michael, o coordenador de Promoção de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, José Mário Barbosa e demais integrantes da equipe de gestão da Semdes, apresentaram as ações estratégicas que já estão sendo realizadas pela secretaria, como as oficinas de atendimento ao público Lgbtqi+ que estão sendo realizadas nas unidades da socioassitenciais e da Secretaria de Saúde.
A travesti Tieta Rodrigues fez questão de agradecer o atendimento da gestão da prefeita Sheila Lemos com os movimentos sociais. “Para mim é uma emoção poder ser recebida aqui na Semdes, na Prefeitura. Estamos felizes em sermos ouvidos”, declarou Tieta.