O Plenário Vereadora Carmem Lúcia celebrou na manhã desta sexta-feira (6) a Sessão Especial dos 50 Anos do Polo Cafeeiro do Planalto da Conquista. Proponente da Sessão Especial, o vereador Hermínio Oliveira Neto, do Podemos, destacou a importância da cafeicultura para o desenvolvimento econômico do município.
“Gerou e gera, até hoje, muitos empregos diretos e indiretos. Alavanca o nosso município até hoje. Uma mola propulsora que gera impostos, muito dinheiro”, disse o parlamentar. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, questionou o que seria de Vitória da Conquista se, na década de 1970, se não tivesse o café para se desenvolver.
A prefeita destacou que a implantação da cafeicultura na região só foi possível com o incentivo do Governo Federal, do Banco do Brasil e de pessoas que entenderam que o café poderia ser a redenção do Centro Sul Baiano. O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária (COOPMAC) Gilmar Dias de Oliveira, explicou que a história de Conquista e a da cooperativa estão entrelaçadas, sendo essa a cooperativa mais antiga em funcionamento na Bahia.
Oliveira frisou que a entidade construiu um guia para a implantação do café no município, atividade que trouxe novas dinâmicas econômicas, desenvolvimento e distribuição de riqueza. O presidente ainda ressaltou que a COOPMAC trabalha para o desenvolvimento da atividade com investimentos em infraestrutura. O evento contou com a exposição de obras da artista plástica Valéria Vidigal.