O piloto particular de helicóptero e policial civil, Adonis Lopes foi vítima de sequestro na tarde desse domingo (19). Segundo as primeiras informações, dois homens contrataram um passeio para sobrevoar a Praia dos Ossos, em Angra dos Reis. Na volta, os passageiros ameaçaram o piloto com uma arma e pediram para que ele se dirigisse ao ”Complexo”, numa referência ao Complexo Penitenciário de Bangu. Por um código, o piloto conseguiu avisar autoridades da aviação que estava ocorrendo uma “interferência indevida” a bordo. O piloto ainda tentou argumentar com os bandidos que se ele pousasse no complexo penitenciário a aeronave poderia ser abatida. Seguiu-se uma discussão em que o comandante da aeronave simulou uma pane e tentou aterrisar no 14º Batalhão de Polícia Militar. Todos entraram em luta corporal.
Imagens do helicóptero aparentemente descontrolada circulam nas Redes Sociais. No meio da briga, eles chegaram a um acordo. Os bandidos pediram para serem deixados em Niterói, de onde se jogaram em um matagal com a aeronave ainda em movimento. Alertados pelo piloto, a PM fez um cerco na área, mas não localizou os bandidos. O caso está sendo registrado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco). O piloto e os passageiros decolaram no heliponto da Lagoa e antes de seguir viagem ainda fizeram uma escala em um heliponto no Recreio, para abastecer. A policiais, o piloto contou que durante a viagem estranhou o comportamento dos passageiros. Ao ser questionado, foi anunciado o sequestro. >>>>
“A SEAP esclarece que, apesar das informações veiculadas, o setor operacional da pasta não apontou nenhuma movimentação atípica nas unidades prisionais do Complexo de Gericinó. Cabe ressaltar que todas as unidades possuem equipes de segurança prontas para intervir em caso de alguma tentativa de fuga ou de invasão”, diz a Secretaria, em nota.
No domingo a noite, o governador do rio Cláudio Castro parabenizou o piloto pelo “ato heróico”.
“Acabo de ligar para o piloto da Polícia Civil, Adônis Lopes para parabenizá-lo pelo ato heróico, representando toda corporação. Rendido e forçado a voar para o Complexo de Bangu, realizou manobra de extrema coragem, jogando por terra o plano dos criminosos. Bravo guerreiro”, escreveu no Twitter.