Arquidiocese de Vitória da Conquista | Dom Josafá Menezes da Silva recebe o Pálio Arquiepiscopal

Fotos: BLOG DO ANDERSON

O arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, recebeu o Pálio Arquiepiscopal neste domingo (7) na Catedral Nossa Senhora das Vitórias. A imposição do Pálio foi realizada pelo Núncio Apostólico, representante do Papa Francisco no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. O Pálio é uma vestimenta litúrgica que consiste em uma faixa de lã branca recebida por cada arcebispo metropolitano, dotada de rico simbolismo. Ela possui cerca de 5 centímetros de largura, dois apêndices, um na frente e outro nas costas, e seis cruzes bordadas com lã preta, recordando as chagas de Cristo.

O Pálio simboliza a unidade com o papa, sucessor de Pedro. Colocado sobre os ombros do arcebispo, representa também a ovelha carregada pelo pastor, sinal da missão pastoral em comunhão com a Santa Sé. Além do papa, somente os arcebispos metropolitanos recebem o Pálio, podendo usá-lo somente na própria arquidiocese e nas dioceses que compõem a sua província eclesiástica.

A Província Eclesiástica de Vitória da Conquista, além da própria Arquidiocese, é composta pelas dioceses de Jequié, Bom Jesus da Lapa, Livramento de Nossa Senhora e Caetité. O evento contou com os bispos e a presença do arcebispo emérito Dom Luíz Gonzaga da Silva Pepeu. Representantes de Polícia Militar da Bahia, a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, o vereador Luís Carlos Batista de Oliveira [Dudé] e o deputado estadual José Raimundo Fontes também participaram da solenidade. O BLOG DO ANDERSON acompanhou esse momento histórico e compartilha a cobertura fotográfica com exclusividade.


Os comentários estão fechados.