A Polícia Civil prendeu dois homens, de 30 e 41 anos, por crimes contra a ordem econômica em Salinas e Curral de Dentro. A operação deflagrada nesta quinta-feira (11) teve como objetivo reprimir o comércio ilegal de combustíveis e derivados no Norte de Minas Gerais. Segundo a PC, na primeira fase foram feitos levantamentos em locais onde funcionavam pontos clandestinos de revenda de gás e combustível. As investigações mostraram que os estabelecimentos não possuíam autorização para comercializar os produtos. Na segunda fase, realizada nesta quinta, os policiais fizeram diligências nesses locais que violavam as normas e autuaram em flagrante os dois envolvidos. Eles exercem profissão de comerciante nos dois municípios.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Gildeilson Contão, é crime adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo e demais combustíveis em desacordo com as normas legais. Os dois podem ser condenados de um a cinco anos de prisão.
“Com a prática da venda clandestina, quem pratica esse crime transgride também o artigo 6° do Código de Defesa do Consumidor que prevê como direito básico do consumidor a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos” explicou.
Durante a operação, os policiais apreenderam quase 1,2 mil litros de combustíveis e um rifle calibre 22. Além disso, foram apreendidas três motosserras em situação irregular.
O material apreendido e os dois presos foram encaminhados à Delegacia em Salinas. Após o pagamento de fiança, os autores foram liberados.