Operação Colosseum | Ciro e Cid Gomes são alvos da PF por supostos desvios na Arena Castelão

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Colosseum para apurar supostas fraudes e pagamento de propinas a agentes políticos e servidores públicos envolvendo as obras da Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará, entre 2010 e 2013. Entre os alvos das buscas estão o presidenciável Ciro Gomes e o ex-governador Cid Gomes, seu irmão. Um efetivo de 80 policiais federais cumpre 14 mandados de busca e apreensão em endereços de Fortaleza, Meruoca, Juazeiro do Norte, São Paulo, Belo Horizonte e São Luís.

As ordens foram expedidas pelo juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, 32ª Vara Federal Criminal no Ceará. O magistrado ainda determinou a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Ciro e Cid Gomes. De acordo com a PF, as investigações miram em “possível pagamento de vantagem indevida para que a Galvão Engenharia obtivesse êxito no processo licitatório da Arena Castelão e, na fase de execução contratual, recebesse valores devidos pelo Governo do Estado ao longo da execução da obra de reforma, ampliação, adequação, operação e manutenção do Estádio”. A representação indica que o valor da concorrência foi de R$ 518 milhões, oriundo em parte de financiamento do BNDES. “Apurou-se indícios de pagamentos de 11 milhões de reais em propinas diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas”, registrou a PF em nota.

A PF informou que a corporação irá analisar o material apreendido e avaliar o fluxo financeiro dos suspeitos. Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva. O nome da operação faz referência ao Coliseu, localizado em Roma, na Itália.

Em seu Facebook, o ex-ministro Ciro Gomes afirmou que não tem nenhuma ligação com “os supostos fatos apurados”. “Não exerci nenhum cargo público relacionados com eles. Nunca mantive nenhum tipo de contato com os delatores. O que, aliás, o próprio delator reconhece quando diz que nunca me encontrou”.

Segundo Ciro, a obra na Arena Castelão foi a que teve maior concorrência, mas foi a primeira a ser concluída e “o mais barato construído para Copas do Mundo desde 2002. Ou seja, foi o estádio mais econômico e transparente já feito para a Copa do Mundo”.


Os comentários estão fechados.