Entre apresentações e performances, foi inaugurada no Casa Memorial Governador Régis Pacheco, na noite de sexta-feira (17), uma exposição com participação de 24 artistas, em homenagem aos 100 anos da Semana da Arte Moderna. Distribuídas pelos cômodos da Casa, as peças do acervo são uma versão do movimento de vanguarda que uniu artistas e intelectuais paulistas no começo do século passado. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade fez a inauguração do evento, acompanhada do secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Eugênio Avelino Lopes Souza, o Xangai.
Visitando cada galeria, Ana Sheila se emocionou com a beleza dos cenários do cotidiano conquistense retratados em roupagem modernista. “Parabenizo a cada um dos artistas que, no final de um ano difícil, se preocuparam em trazer alegria ao povo da cidade. A cultura é uma prioridade do nosso governo, que é feito para pessoas”, declarou a prefeita. Um dos expositores, o artista plástico Silvio Jessé, expressa a influência de modernistas, como o poeta Manuel Bandeira e a artista plástica Tarsila do Amaral, na composição de seus quadros. Jessé também ressaltou o ineditismo do evento em Vitória da Conquista.
“A arte moderna foi uma influência desde as minhas primeiras gravuras. Uma exposição com tantos artistas da cidade, para celebrar esta data, tem um valor todo especial”, afirmou o artista. Além de Silvio Jessé, pinturas, esculturas e obras literárias de Edméa Oliveira, Valéria Vidigal e Orlando Celino estarão disponíveis até o dia 28 de fevereiro. A Casa Memorial Governador Régis Pacheco estará aberto para visitação durante a programação do Natal Conquista de Luz, de segunda à sexta-feira (exceto aos feriados) das 15 às 20 horas. A entrada é gratuita.