No fim da manhã desta quinta-feira (17), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil foram acionados para ajudar no resgate de um trabalhador da construção civil, de 21 anos, que ficou soterrado no bairro Brasil, Zona Oeste de Vitória da Conquista, após parte de um cômodo da casa vizinha desabar em um terreno que estava em obra. O trabalhador foi retirado com vida e sem nenhuma escoriação, graças à ação imediata dos três colegas, do vizinho e do 7º Grupamento de Bombeiros Militar, que foi acionado pelo SAMU.
Ainda muito abalado, o jovem não quis revelar detalhes de como tudo aconteceu e agradeceu por estar vivo. “Agradeço os bombeiros e os meninos que me tiraram daí, que foi Deus mesmo. Por um minuto eu achei que ia ficar lá. Mas, graças a Deus deu tudo certo”, disse ele. Entre a ação dos populares e dos dez agentes do Grupamento de Bombeiros e o resgate, foram duas horas de retirada de terra, usando pá, enxada, cavador e as mãos. Segundo a equipe do SAMU, ao chegar ao local ele já estava respirando, porém ainda havia muita terra. O Corpo de Bombeiros retirou o rapaz, que está bem, e não houve nem necessidade de ser levado ao hospital. Marco Vinicius Lima, 24 anos, que teve parte do terreno da sua casa desmoronada, disse que estava dormindo quando ouviu um barulho e saiu no quintal.
“Na hora, eu só pulei para ajudar a retirar a terra que estava sobre o menino. Até uma hora que a gente desceu mais a terra, que eu consegui ouvir o menino respirando, aí liberamos a cabeça dele para conseguir respirar, e depois um pouco mais para liberar o pulmão”, contou Marco Vinicius, ainda muito emocionado. “Ele só tem 21 anos, eu tenho 24 e sei como é. É duro. Ainda estou com o coração acelerado até agora”, concluiu um dos heróis desta história. Os técnicos da Defesa Civil que estiveram no local apontaram os problemas que ocasionaram o desabamento e ficou acordado entre o dono da obra do terreno e o proprietário do imóvel que eles farão os serviços necessários para restabelecer a segurança do local. A Defesa Civil agora prepara o laudo do sinistro.