Nessa semana o BLOG DO ANDERSON esteve na Escola Municipal Professora Celina de Assis, que fica no bairro Campinhos, Zon Oeste de Vitória da Conquista, conversando com uma mãe de sete filhos que teve a sua casa destruída nas fortes chuvas do último dia 24 de Dezembro e desde então vive nesse abrigo oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Até o momento a Secretaria não se manifestou oficialmente sobre o assunto, mas pelas Redes Sociais alguns comissionados reclamaram das declarações dos alojados. Na manhã desta sexta-feira (18) a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vitória da Conquista foi ver de perto essa situação com as três famílias. “Recebemos a manifestação dessas famílias e viemos verificar o que está acontecendo.
O relato é que ainda não tem respostas por parte da Prefeitura de qualquer novidade, a respeito do aluguel social, por exemplo, e não existe previsão de quando irão voltar para suas casas”, diz a vereadora Márcia Viviane de Araújo, do Partido dos Trabalhadores.A maior preocupação é por conta do retorno das aulas, na próxima segunda-feira (21).
Segundo o vereador Alexandre Garcia de Araújo, o Xandó, também do PT, “a Prefeitura já teve tempo suficiente para resolver a situação, recursos emergenciais chegaram e até agora essas famílias estão aqui. Viemos em busca de esclarecimentos e dar nosso apoio. É uma situação que deveria ser tratada com mais sensibilidade por parte da Prefeitura”. Em conversa com a Comissão de Direitos Humanos, as assistentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que estavam na Escola, afirmaram que ainda não havia uma definição sobre a saída das famílias do local, mas que o processo seria feito com diálogo e transparência.