Com a superlotação do Cemitério Municipal do Kadija o Município de Vitória da Conquista está construíndo um novo Campo Santo. A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade nomeou o equipamenot de Cemitério Municipal Campo da Paz, que teve o primeiro sepultamento na manhã desta segunda-feira (7), confomre publicação no site da Prefeitura de Vitórai da Conquista. O primeiro sepultamento em uma das 59 covas já abertas no local ocorreu às 10 horas.
A obra do Cemitério Campo da Paz começou em setembro e tinha um prazo de cinco meses para ficar pronta, mas as chuvas que começaram em novembro e se prolongaram até meados de janeiro não permitiram o cumprimento do cronograma, exigindo uma ação emergencial, diante do esgotamento das condições do Cemitério Municipal do Kadija.Situado no bairro Zabelê, em uma área de 22.500 m², o Cemitério Campo da Paz será dividido em três quadras, com capacidade total para 1.164 jazigos.
A expectativa é que não aconteça o mesmo que aconteceu no Cemitério Municipal Kadija com relação a vagas nas alas de sepultamento. Segundo o Código de Polícia Administrativa do Município (Lei nº 695/93), o deslocamento das ossadas para gavetas, em casos de superlotação nas covas, deve ocorrer após o período de quatro anos (48 meses). O Cemitério Municipal Campo Santo, ao contrário, a autorização é um documento necessário para o sepultamento.