O vice-governador da Bahia, João Felipe de Souza Leão, anunciou ao governador Rui Costa dos Santos na tarde desta segunda-feira (14) o rompimento do Progressitas com o Partido dos Trabalhadores. João Leão entregou as três secretarias que eram ocupadas pelo PP no Governo da Bahia. Com a decisão, o próprio João Leão deixa a Secretaria de Planejamento, Nelson Leal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Leonardo Góes, a pasta de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.
Em reunião neste domingo (13), a cúpula do PP na Bahia já tinha decidido desembarcar do governo Rui Costa e entregar os cargos na gestão petista. A decisão foi oficializada pessoalmente em reunião entre o vice e o governador na tarde desta segunda.
O rompimento começou a ser desenhado depois que Rui Costa desistiu de deixar o cargo em abril para disputar o Senado – o que permitiria que João Leão assumisse a governadoria até o fim do mandato, em dezembro.
Desde então, Leão intensificou as conversas com o pré-candidato da oposição ACM Neto, do União Brasil, para se candidatar ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador e principal opositor do PT na Bahia.