Mais um marco dos investimentos feitos pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) para ampliar a capacidade de produção e de distribuição do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Vitória da Conquista está sendo entregue nesta semana. Trata-se de mais um reservatório apoiado que foi construído no alto do bairro Candeias e já está entrando em operação para abastecer parte da Zona Urbana e localidades rurais do município. O novo equipamento tem capacidade para armazenar 5.700 metros cúbicos e se integra a outros seis reservatórios que compõem a rede distribuidora com capacidades que variam de 500 a 5.700 metros cúbicos. Com essa entrega, a ampliação do SIAA de Vitória da Conquista alcança 90% de execução nesta semana.
O empreendimento consiste na implantação de uma terceira adutora de água bruta, de 500 milímetros de diâmetro, já concluída e interligada às atuais adutoras de 700 e 600 milímetros de diâmetro. Também foram instalados 33 quilômetros de novas adutoras de 200 a 400 milímetros de diâmetro e implantados mais 25 quilômetros de rede distribuidora.
Na 3ª etapa das obras, serão instalados novos equipamentos eletromecânicos para aumentar o volume captado e transportado de água bruta até a estação de tratamento. “Toda a infraestrutura que está sendo instalada vai ampliar a capacidade de distribuição para até 3.400 metros cúbicos por hora, garantindo um aumento de 36% na oferta de água distribuída e assegurando uma operação eficiente e confiável do sistema”, explica Manoel Carlos de Sá Roriz Vargas Marques, gerente regional da EMBASA. A ampliação do sistema de Vitória da Conquista e a construção da Barragem do Catolé, que também está em andamento, representam um investimento de R$ 280 milhões voltados para dotar o município de infraestrutura de abastecimento de água com autonomia para atender bem a população pelos próximos 20 anos.