A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, assinou um termo de parceria com o Centro POETA Casa dos Sete, que representa na Bahia o Programa de Oportunidades Econômicas através da Tecnologia nas Américas (POETA), para oferta de cursos de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Por meio dessa parceria, serão oferecidos cursos e oficinas nas áreas de tecnologia, ciência da computação, desenvolvimento humano e desenvolvimento pessoal. A iniciativa visa à inclusão digital e social, gerando oportunidade de emprego e renda a grupos mais vulneráveis.
Para a prefeita Sheila Lemos, a assinatura representa uma grande oportunidade de capacitação para pessoas que estão em busca de vaga no mercado de trabalho e para as empresas que procuram pessoas com qualificação técnica. “A gente tem verificado que existe uma multidão de pessoas à procura de uma colocação no mercado de trabalho, mas também tem muitas empresas procurando pessoas qualificadas. Então, a gente precisa fazer essa ponte, pegar essas pessoas que estão procurando oportunidade no mercado de trabalho e qualificá-las, para que elas realmente tenham empregabilidade, porque isso que está faltando em nosso país”, disse a prefeita.
Representante do Centro POETA – Casa dos Sete, Inaiá Simões detalhou o público das qualificações: pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, jovens, adultos, pessoas em situação de desemprego, docentes ou pessoas que querem se requalificar dentro do mundo das habilidades digitais para inserção no mercado de trabalho. Ela também chamou a atenção sobre a necessidade de se atualizar sobre as ferramentas digitais: “Quem não tiver habilidades digitais em 2030, fizeram uma pesquisa, está fora do mercado de trabalho.”
De acordo com o secretário da SMDE, Marcos Ferreira, as atividades devem se iniciar no dia 25 de abril e vêm se somar às iniciativas do órgão na área de qualificação profissional. “Nós estamos muito felizes com a assinatura desse termos de parceria. Agora, é implementar, começar os treinamentos, em sua grande maioria na área digital, para oportunizar emprego e renda para nossa população”, destacou.
O projeto
Em dois anos de atuação em território baiano, o Centro POETA– Casa dos Sete já capacitou gratuitamente cerca de 3 mil pessoas. A entidade representa na Bahia o Programa de Oportunidades Econômicas através da Tecnologia nas Américas (POETA), criado pela The Trust for the Américas, entidade americana membro da Organização dos Estados Americanos (OEA) com atuação em toda América Latina e Caribe, com apoio da Microsoft.