Uma criança de oito anos está em estado grave no Hospital Municipal Esaú Matos com a Covid-19. Sem leitos de UTI Pediátrica Covid disponível, a Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista busca a transferência do paciente oriundo de Minas Gerais para outra Unidade Hospitalar, o que ainda não havia conseguido até a noite deste domingo (10). Confira o que diz a Fundação.
A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) está tentando, durante todo o dia, conseguir uma vaga de UTI pediátrica na Central de Regulação do Estado, para uma criança de 8 anos, do sexo masculino, internada no Hospital Municipal Esaú Matos com Covid-19 em estado grave.
De acordo com informações fornecidas pela família, que está de passagem por Vitória da Conquista, proveniente de Palmas com destino a Minas Gerais, os sintomas começaram na quarta-feira (8) e na sexta-feira o estado de saúde do menino piorou. Internado na madrugada de sábado (9) no Esaú, já com dificuldade respiratória, o quadro dele evoluiu de forma desfavorável e grave, com teste de antígeno positivo para SARS-CoV-2.
A direção da FSVC informa que, neste momento, o paciente está recebendo cuidados intensivos no pronto-socorro do hospital, até surgir vaga em UTI pediátrica, que depende da central estadual de regulação de leitos. O quadro da criança segue grave, respirando por meio de aparelhos e usando medicações compatíveis para manter os sinais vitais.
Segundo o diretor da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, Diogo Gomes de Azevedo Feitosa , não há previsão de surgimento de vaga em UTI pediátrica, pois, de acordo com informações do Hospital Geral de Vitória da Conquista, a unidade não dispõe de vaga de UTI específica para Covid-19.
Diogo explica que a criança está recebendo todos os cuidados necessários, com equipe multiprofissional, enquanto se aguarda a vaga da regulação para ser transferido para uma UTI. “Estamos apelando ao Estado que considere essa emergência, considerando que o HGVC não dispõe mais de UTI para Covid-19 e o HCC – que mantém o contrato com o Governo do Estado para atendimento de pessoas com Covid-19 – também não disponibiliza UTI para crianças com a doença” enfatiza o diretor da FSVC.