Situação de Emergência | GCM doa alimentos, cobertores e agasalhos em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A Guarda Civil Municipal realizou mais uma edição da Ronda Protetiva. Esse tipo de atividade consiste na distribuição de cobertores, agasalhos, marmitas, sopa e chocolate quente entre pessoas que vivem em situação de rua. Inicialmente, o grupo se reuniu nos arredores de uma pequena igreja no Loteamento Panorama II, onde várias pessoas já aguardavam pelas doações. Em seguida, a equipe seguiu para o Lar da Misericórdia Santa Dulce dos Pobres, no Jurema, onde mais pessoas receberam os donativos. Os itens foram entregues ainda a pessoas que se abrigavam em áreas abertas no do Parque Comveima e nos arredores do Mercado Municipal do Bairro Brasil. Outro ponto visitado foi a Praça Barão do Rio Branco.

“A situação mais crítica é vista nas pessoas que ficam ali, debaixo da garagem da Novo Horizonte. É a situação mais difícil”, explica o comandante Cristóvão João Vieira Lemos. “A gente vê que essas pessoas estão em vulnerabilidade social e humana. Inclusive, tem crianças lá. Elas não têm casa e ficam por lá.

Muitas vezes, a equipe de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social oferece abrigo provisório para eles, mas eles não querem”, contou. Lemos diz que as abordagens dos guardas são bem recebidas pelas pessoas beneficiadas. E, mesmo quando há eventual resistência à primeira vista, a situação se acalma imediatamente. “Muitos até se assustam quando a viatura chega. A gente conversa com eles e entrega aquela roupa limpinha e quentinha, que eles já podem usar naquele momento. E eles tomam ainda uma sopinha quente. Outras vezes, a gente leva o achocolatado”, relata.


Os comentários estão fechados.