Desenvolvimento Rural | agricultores reconhecem e comemoram assistência em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

Diariamente, a lida no campo para o agricultor familiar, Josivan Alves, começa cedo. Por volta das 5 horas ele já está de pé e pronto para cuidar dos seus 15 hectares de terra, no Povoado São Domingos II onde cria mais de 20 cabeças de gado mestiço destinadas à produção leiteira. A rotina é relativamente nova para Josivan. Por mais que a propriedade tenha sido herdada de seu pai e tenha feito parte de muitas fases de sua vida, somente há seis meses ele está voltado exclusivamente aos cuidados com a terra e com a criação de gado, para fazer deste um meio de subsistência para si e sua família. “E contar com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) tem sido fundamental para isso”, avaliou Josivan. Hoje, graças à parceria da SMDR com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ele recebe rotineiramente a visita de uma técnica para as orientações. Além disso, já foi contemplado com palmas do projeto Palmas Para Conquista.

“Foram as palmas que salvaram a minha criação”, contou Josivan, que já reservou 1,5 hectare para o plantio desse tipo de cacto, que é a base alimentar dos rebanhos, e da mandioca. A área já foi arada pela SMDR. “Sem essa aração, sem a vinda dos técnicos aqui para me orientar, colocar os brincos nos gados, seria muito difícil. Essa ajuda é uma força e tanto”, afirmou. Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa Santos, o objetivo é justamente este: fortalecer, dar condições para que o agricultor rural se mantenha no campo de forma digna. “É ajudar, auxiliar esse agricultor familiar, dando a ele todas as ferramentas necessárias para alavancar sua produção”, reforçou. Tanto é assim que Josivan espera melhorar a produção de seu rebanho.

“Hoje em dia, tirando 20 litros de leite das vacas ainda não dá para sobreviver dessa produção que, normalmente, eu vendo para o sítio vizinho. Mas, com a assistência da secretaria, pretendo aumentá-la e viver só disso”, comentou na reportagem que o BLOG DO ANDERSON reproduz nesta terça-feira (2). Mais à frente, em sua propriedade de 14 hectares localizada às margens da BR-116, no Povoado de Itaipu, quem já vive exclusivamente do que produz é o agricultor familiar Givanildo Teixeira. Nas terras da família, ele mantém uma produção diversificada abrangendo a pecuária e o plantio de hortaliças, palmas e mandioca. Afinal, como ele próprio diz: “Na roça, tem de ter de tudo um pouco”.

O plantio da mandioca foi resultado de uma parceria entre a SMDR e a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), por meio da qual as mudas foram doadas. Graças ao compromisso de Givanildo, a iniciativa deu tão certo em sua propriedade que já foram realizados dois plantios depois do primeiro e ele repassou mudas para outros agricultores locais. “Temos de produzir porque senão a região fica parada. É da palma, por exemplo, que tiro meu 13º salário”, salientou. Quando perguntado se mudaria de profissão, Givanildo é taxativo em afirmar que não. Ele aprendeu o oficío com o pai, José, 30 anos atrás e mantém o mesmo entusiasmo. Inclusive, no Dia do Agricultor, celebrado nesta quinta-feira (28), ele afirma que todo agricultor familiar deve estar atento e aberto às novidades. “Eu, por exemplo, depois da assistência técnica da Prefeitura passei a produzir mais, com mais qualidade e até com o custo mais

Em breve, Josivan, Givanildo e tantos outros agricultores familiares da extensa Zona Rural de Vitória da Conquist, assistidos pela SMDR, serão beneficiados em suas produções por novos projetos. Entre eles, destaque para o protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) e o meliponário municipal. Além disso, a Secretaria já está agendando visitas aos municípios de Barra da Estiva e Morro do Chapéu para conhecer mais a respeito da produção de morangos e de uvas destinadas à produção de vinho, de modo a implantar essas culturas em Conquista, e estuda a aquisição de grãos de milho e feijão para plantio do pequeno produtor, informa o coordenador de Agricultura Familiar da SMDR, Eduardo Castro, “Gostaria de reafirmar, nesse Dia do Agricultor, que seguiremos sempre de braços dados com ele porque o município só tem a ganhar quando dedica uma atenção especial ao homem do campo”, reforçou o secretário Luís Paulo.


Os comentários estão fechados.