Encontro Nacional | Sheila assina compromisso de gestão urbana harmonizada com a natureza em Vitória da Conquista

Fotos: SECOM | PMVC

A pefeitura Ana Sheila Lemos Andrade, do União Brasil, participou na segunda-feira (29), do Encontro Nacional de Biodivercidades, realizado em Niterói, Rio de Janeiro, que tem como objetivo destacar as oportunidades oferecidas por soluções baseadas na integração da natureza no planejamento de sistemas de mobilidades. O evento é realziado pelo CAF [Banco de Desenvolvimento da América Latina], em parceria com o Instituto Humboldt. “O grande desafio é como conciliar a preservação e restauração da natureza com a cidade e manter o ritmo de crescimento. Pra isso, devemos planejar as cidades a longo prazo, não tem como você ajustar tudo no momento atual ou em curto prazo.

Então, a gente precisa pensar as cidades a longo prazo, todos os gestores, instituições, sociedade civil organizada, as pessoas precisam pensar a cidade lá na frente, e os municípios precisam hoje implantar estratégias de infraestrutura verde nas cidades”, afirmou a prefeita Sheila Lemos. Ainda de acordo com ela, uma das principais metas destacadas pelo evento para atingir esse objetivo é revisar a maneira de deslocamento das pessoas, promovendo a transferência do transporte modal individual motorizado para o coletivo ou o não poluente.

“A mobilidade sustentável rompe com a visão de cidades para veículos, devolvendo o protagonismo as pessoas. Porque são as pessoas que moram na cidade, então precisamos deixar as cidades para as pessoas”, ressaltou a gestora. . “Olha a ciclovia da Olívia Flores, como é aprazível de se passar ali. No projeto que mandamos para a CAF, todas as nossas novas vias ou requalificação das vias vão ter ciclovias com espaço verde, calçadas para caminhadas com espaço verde. Então, a ideia é atrair pessoas para esse transporte mais verde, esse transporte que não degrada o meio ambiente, que não polui”, assegurou Sheila.  O prefeita vem articulando o empréstimo de $ 71,4 milhões junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina.


Os comentários estão fechados.