O Cemitério da Saudade, em Vitória da Conquista, recebeu milhares de visitantes nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. Do lado de foram estavam expostos arranjos de flores que logo enfeitavam as sepulturas desse Campo Santo mais antigo da Joia do Sertão Baiano.
A data remete ao luto, à saudade e a homenagens aos mortos. O momento também traz variados aspectos religiosos e culturais que são aplicados em diversas partes do mundo. O tempo comemorativa é muito antigo no Calendário Católico, conforme explica a antropóloga e bacharel em Direito Mirella Braga, professora de Direito e Serviço Social do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
“Em artigo publicado em 2010 pela antropóloga Misia Reesink, ela nos endereça o dia de Finados ao início no Século 11, sendo o dia designado pela Igreja Católica como data em que a Igreja Militante, ou seja, os vivos católicos, se lembra e se apieda da Igreja Penitente, que são as almas ainda não completamente salvas”, explica a professora em entrevista à CNN Brasil.
Além do Cemitério da Saudade, a Zona Urbana de Vitória da Conquista conta com o Cemitério Municipal do Kadija, Cemitério Municipal Campo da Paz, Memorial das Acácias e Parque da Cidade.