Empossado ontem (15) desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o juiz conquistense Josevando Souza Andrade foi parabenizado pela prefeita Ana Sheila Lemos Andrade, que ressaltou a importância da promoção dele. “Saliento que foi com muito orgulho que nós, conquistenses, recebemos a notícia de termos um filho desta terra assumindo o nobre cargo de desembargador na Corte de Justiça Baiana”, disse a gestora na mensagem enviada ao desembargador, em seu nome e em nome do Governo Municipal de Vitória da Conquista. Para Sheila Lemos, a promoção de Josevando Andrade, por merecimento, destaca Vitória da Conquista no estado e “fortalece a cidade como referência de pessoas sérias, preparadas e capazes de exercer os mais altos cargos públicos na Bahia e no Brasil”.
Nascido em Vitória da Conquista, filho de Antônio da Silva Andrade e Cleonice de Souza Andrade, Josevando Souza Andrade é bacharel em Direito pela Ufba e pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Baiana de Direito/Emab. Até 1981, atuou como advogado e consultor jurídico de diversas empresas e, naquele mesmo ano, foi nomeado juiz, sendo o mais novo do país, então.
Recentemente, na despedida de seu segundo mandato no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de onde foi corregedor, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma – outorgada às personalidades que contribuem, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado e do país. Na oportunidade, Josevando Andrade lembrou da origem pobre, em Vitória da Conquista.
Ele foi o primeiro da família a ingressar no nível superior, quando iniciou o curso de Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1974. Seis anos depois era aprovado no concurso de Juiz de Direito, sendo nomeado em 1981. “Imagine o meu pai, um pobre coitado, camponês, que viu um filho juiz do Estado da Bahia. Eu era o orgulho dele, de toda a família”, lembrou.