Oito alunos da Escola Municipal Bem Querer ganharam 12 medalhas nas olimpíadas Nacional de Eficiência Energética (ONEE), Nacional de Ciências (ONC) e Internacional de Matemática sem Fronteiras (OIMSF), realizadas entre os meses de agosto e novembro deste ano. Mais de 100 mil estudantes de todo o Brasil participaram das disputas, inclusive de outras escolas de Vitória da Conquista, mas somente os da Bem Querer foram premiados. O aluno Kroeller Leão, do 9º ano, recebeu medalha de ouro na ONEE. Ele explicou que a avaliação abordou temas como eletricidade, energias renováveis e conservação do calor. “Casas que no inverno sejam aquecidas e no verão apresentem temperatura mais amena”. Ao lado de 166 participantes, sendo apenas nove da Bahia, ele foi considerado destaque e vai ser receber um notebook. Valentina Oliveira da Silva Honório, do 8º ano, também foi ganhadora do ouro na ONEE. Ela destacou o apoio que recebeu da família e disse que se interessou em participar durante as aulas de Ciências, abordando os assuntos que seriam tema das olimpíadas. Começou a pesquisar e estudar o material disponibilizado. Outro destaque foi o aluno do 9º ano Hudson Varges Souto. Ele participou das três olimpíadas e em todas foi medalhista, prata na ONEE e bronze na ONC e OIMSF. Para ele foi uma sensação maravilhosa participar da competição, mas considerou a de Ciências como a mais difícil. A de Matemática foi em equipe. Felipe Meira Leal de Souza e Heitor Câmara Gonçalves também destacaram que valeu a pena. “Foram dez questões. Uma em inglês e as outras nove de raciocínio lógico. Nível difícil”. >>>>
Segundo a diretora Lucineia Andrade Dias, “essas participações e premiações são importantes para os alunos, porque eles se desafiam, se dedicam e buscam se superar cada dia mais, ou seja, e estimulam os alunos a alcançarem várias habilidades e competências socioemocionais que encontrarão no decorrer da vida. É imensa a satisfação e a alegria da equipe escolar em ter alunos nossos classificados, isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho”, afirmou.
As olimpíadas
O professor de Ciências e Matemática, Edson de Matos, foi quem apresentou as competições aos alunos e foi o grande incentivador deles. Ele explica que a ONEE tem premiação nacional e é realizada em duas etapas (prova objetiva e gameficação) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A ONC também tem premiação nacional. É realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Também teve duas etapas, a primeira foi uma prova objetiva e a segunda foi aberta. O aluno escrevia a resposta, tirava uma foto e enviava para análise. Foram abordados temas como refração, difração, como perceber e conservar a luz e de que maneira a tatuagem fica na pele.
Já a OIMSF é internacional, com premiação nacional e regional. A disputa foi por equipes e em apenas uma etapa. A equipe foi terceiro lugar regional (nordeste) e nacional. Também participaram estudantes de países como a França e Tailândia. É uma competição organizada pela Rede POC, voltada para projetos, instituições, programas, atividades, profissionais, familiares e estudantes e destinada à melhoria da qualidade da educação através de eventos competitivos, de enriquecimento curricular e pautados pela excelência. A Rede POC é mantida pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento (IOC).