A obra de construção da contenção da encosta dos fundos da Rua da Barragem, no bairro Guarani, em Vitória da Conquista, que teve um início de deslizamento durante as chuvas do ano passado, aproxima da onclusão. A intervenção estava prevista de ser executada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), aprovados em razão das chuvas, mas o serviço está sendo feito com recursos do Município de Vitória da Conquista.
“Ficamos preocupados com a quantidade de chuva que tem caído no Município, mas, graças a Deus, esse serviço já está sendo executado e a população não corre mais riscos com suas casas. Foram 15 anos de espera e, agora, o problema está sendo resolvido definitivamente”, disse a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. A contenção está sendo construída pela Liga Engenharia, empresa com sede em Salvador, sob supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, orçada em R$ 1,6 milhão.
A obra consiste na perfuração e inserção de grampos metálicos, de 10 metros, em toda a encosta. Em seguida, foi bombeada para os furos uma mistura de água com cimento, a “calda de cimento”, que se ramificou pelo solo. Isso deu mais resistência e firmeza à área para receber a tela metálica, que neste momento está sendo concretada. A próxima etapa é a proteção dos grampos, cerca de 20 centímetros deles ficam expostos fora da encosta. Para evitar corrosão e o comprometimento da estrutura, eles recebem a proteção.