Após ser acionada na manhã desta segunda-feira (19) a Guarda Civil Municipal resgatou uma Jiboia no Povoado Chácaras do Fazendeiro, Zon Rural de Vitória da Conquista.
O animal estava em uma das residências da localidade, e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, responsável por acolher, tratar e soltar os animais apreendidos. Sem fiscalização ativa, essa região vem passando por constantes desmatamentos da vegetação nativa, o que pode ocasionar a migração de animais silvestres. Após passar exames que constataram as boas condições físicas, a Jiboia foi encaminhada para uma área cadastrada e distante de residências para soltura juntamente com Cágado, outra Cobra e um Sagui.
O veterinário e coordenador Aderbal Azevedo Alves, lembrou que na última semana também foram soltos uma cobra da espécie boipeba, três saruês e mais de 190 aves apreendidas em Itambé e Guanambi. Ainda segundo Aderbal, a média de entrada mensal de animais silvestres no Cetas, de Janeiro a Novembro deste ano, foi 222, e de soltura, 139. “O CETAS acolhe os animais, presta os devidos cuidados e depois eles são soltos em áreas de preservação, para que possam retornar ao habitat natural”, explicou.