As manifestações culturais e artísticas são os grandes atrativos na programação do Natal Conquista de Luz deste ano. Música, pintura, escultura, dança, teatro, cinema e literatura dividem o espaço na Casa Memorial Governador Luís Régis Pacheco Pereira, e chamam a atenção do público atraído à Praça Presidente Tancredo Neves pela beleza da ornamentação.
Na quarta-feira (28), o palco principal da Casa Memorial Governador Régis Pacheco recebeu o cantor “Teu Soares” e o Terno de Reis “Reconhecido de Belém”.Como em todas as noites, a mescla entre o contemporâneo e o tradicional é feita por artistas que representam gêneros totalmente distintos entre si, porém, bastante característicos na área urbana e rural, respectivamente: o rock e o reisado.
Além da música, a literatura regional esteve também muito bem representada com o lançamento do livro: “Causos de Naninha”, das autoras Rosana e Milena Flick. Mãe e filha organizaram a obra com as memórias de Ana Angélica Flick, conhecida como Naninha. “São histórias e causos de minha avó, que também possui uma ligação com a história da cidade, pois é filha de um ex-intendente de Vitória da Conquista, Paulino Fonseca”, explica Rosana.
Milena também ressalta que a iniciativa da Prefeitura em contemplar várias vertentes artísticas com o edital foi acertada, pela quantidade de produções da cidade. “Foi uma grata surpresa termos sido contempladas com o edital e hoje organizamos este lançamento da versão do livro, ainda em e-book, mas contando com o apoio para que possamos lançar a edição impressa do livro”, declarou Milena.
Nelci Silva herdou do tio de sua esposa um ponto para vende pipocas na praça Tancredo Neves. Ele conta que a ornamentação da praça, aliada aos eventos diários, contribui para um bom aumento das vendas. “É como se fosse nosso décimo terceiro. Todos aqui esperamos entusiasmados para que o Natal venha e com ele a decoração da praça que atrai pessoas todos os dias. Esse final de semana foi bom para as vendas”, destacou o pipoqueiro.