O presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Distrito de José Gonçalves, Eunápio Novais Silva, tem se mobilizado em defesa do território do Município de Vitória da Conquista. Isso acontece por conta de que pelo menos quase trinta povoados poderão integrar ao Município de Anagé.
Em entrevista ao BLOG DO ANDERSON na sexta-feira (13), registrada em vídeo e áudio, Napinho, como é conhecido o ativista, apresentou uma carta endereçada ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, solicitando audiência para tratar sobre o assunto no intuito da permanência dessas comunidades, que somam quase 10 mil habitantes, ao Município de Vitória da Conquista.
A Lei Nº 12.057/2011 institui a base legal para a atualização da legislação sobre a divisão territorial do Estado da Bahia. Na reportagem gravada na Praça Barão do Rio Branco Napinho explica esse imbróglio que poderá rebaixar Vitória da Conquista de terceiro para o quarto município no ranking populacional do da Bahia.