Balança o Chão da Praça | com show de Daniela Mercury, Carnaval do Interior da Bahia é lançado em Itacaré

Fotos: Mateus Pereira | GovBA

Com o tema “Balança o Chão da Praça”, em referência a Moraes Moreira, primeiro cantor de Trio Elétrico, e show de Daniela Mercury, o Carnaval do interior da Bahia foi lançado na noite de sábado (4) durante evento em Itacaré, no Litoral Sul Baiano. Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues Souza anunciou os investimentos para a Folia Momesca deste ano, além de detalhar os municípios que terão apoio do Governo Estadual após anos sem festa por causa da Pandemia de Coronavírus. Além de Itacaré, Jerônimo Rodrigues anunciou investimentos para a folia de mais de 60 cidades. Entre elas estão: Alcobaça, Angical, Barra do Mendes, Belmonte, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Cabeceiras do Paraguaçu, Cândido Sales, Camamu, Caravelas, Correntina, Esplanada, Itabuna, Itacaré, Itiuba, Jussiape, Lapão, Madre de Deus, Lauro de Freitas, Nova Fátima, Palmeiras, Paramirim, Porto Seguro, Prado, Rio do Pires, Santa Bárbara, Tanquinho, Várzea do Poço, Cipó, Paratinga e Itaparica.

A cerimônia também contou com a presença do vice-governador Geraldo Alves Ferreira Júnior, de secretários estaduais e prefeitos. Em relação à segurança da Festa Momesca, o Governo Estadual detalhou que a Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) vai mobilizar mais de 4,5 mil policiais militares e monitorar os eventos através do sistema de inteligência das Polícias Civil e Militar, que terá o reforço de mais 300 câmeras instaladas nos circuitos. Entre os municípios contemplados pelo sistema de segurança estão Esplanada, Itabuna, Itacaré, Bom Jesus da Lapa, Lapão, Lauro de Freitas, Nova Fátima, Prado, Porto Seguro, Alcobaça e Madre de Deus. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH) e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES) vão trabalhar em conjunto, durante o Carnaval, no enfrentamento aos crimes e violências contra pessoas LGBTQIAP+, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Também irão monitorar e encaminhar denúncias de exploração sexual e trabalho infantil. Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai estar na festa de diversos municípios com a ação “Respeita as Mina”, já conhecida no Carnaval de Salvador.

A secretária da pasta, Elisangela Araújo, destacou a importância dessa campanha para o combate às violências contra as mulheres durante o período momesco. O Governo do Estado da Bahia também detalhou que nos circuitos da folia serão instalados postos de testagem rápida para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites virais. Haverá, ainda, a distribuição de preservativos durante o carnaval para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) também fará um reforço nas equipes de assistência à saúde nos hospitais regionais. Entre ele estão: Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro; Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus; Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas; Hospital Regional de Juazeiro, Hospital Regional do Oeste, em Barreiras, Hospital Regional da Chapada, em Seabra, Hospital Regional de Guanambi, e Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.


Os comentários estão fechados.