Mais de 1.400 pessoas morram após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Centro da Turquia e o Noroeste da Síria, na manhã desta segunda-feira (6). Este foi o terremoto mais forte desde 1.939 na região, que fica sobre várias placas tectônicas. Ele durou mais de um minuto e meio, de acordo com relatos e gerou dezenas de réplicas.
O epicentro do fenômeno foi no povoado de Kahramanmaras, próximo a Gaziantep, no Sudoeste, bem perto da fronteira com a Síria, mas os tremores chegaram a ser sentidos em toda a região central da Turquia e outras áreas, como o Noroeste da Síria. Além dos mortos, milhares de pessoas ficaram feridas e edifícios foram danificados. O Governo Turco informou que mais de 45 países já anunciaram que enviarão ajuda humanitária e equipes de busca.
Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, declarou o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, pelas redes sociais.