Cafeicultura Barrachocense | Café Feminino homenageia agricultoras do Planalto da Conquista

Fotos: ASCOM | SDR

A Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (COOPERBAC), em Barra do Choça, chegou no ano novo com novidades. Entre elas, o lançamento do Café Feminino COOPERBAC, 100% Arábica, produzido em altitude acima de 850 metros, comercializado em embalagem de 250 gramas, que homenageia as 73 mulheres agricultoras cooperadas que produzem café. “O Café Feminino mostra a capacidade que a mulher tem de produzir café com qualidade e de gerenciar as propriedades e, isso, no decorrer dos tempos acontece nas sucessões familiares”, explica a presidente da COOPERBAC, Joara Oliveira. A primeira homenageada é Marcia Rocha, produtora de café que está NA COOPERBAC há dez anos eo BLOG DO ANDERSON destaca nesta quinta-feira (9). “É a realização de um sonho. Sempre sonhei em produzir um café especial. Sou cafeicultora apaixonada por café e fico muito feliz com esse reconhecimento”.

A Cooperativa lançou também Café o COOPERBAC Premium, um café 100% puro, com grãos rigorosamente selecionados e o processamento diferenciado, exigência para esse tipo de produto. O Café Premium possui sabor natural mais achocolatado, cujo valor e sabor agregado tem destinação para um público específico de apreciadores desse tipo de café. Outra novidade é o Café COOPERBAC Premium Orgânico, 100% Arábica, feito com grãos selecionados, cultivados e produzidos isentos de agrotóxicos, respeitando a legislação dos orgânicos, que inclui produção, armazenamento, rotulagem, transporte, certificação, comercialização e fiscalização dos produtos. Além disso, a COOPERBAC apresenta o Filtro de Papel para coar Café, tamanho 103, na caixa com 30 unidades, além dos produtos já conhecidos pelo público como o Café COOPERBAC, Café Premium em grãos e o Café Tia Rege.

As inovações são resultado do investimento do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, que já destinou R$ 5,4 milhões para a COOPERBAC. Os recursos foram aplicados na base de produção, aquisição de estufas, equipamentos, assistência técnica e extensão rural (ATER), implantação da unidade de processamento e torrefação de café, no desenvolvimento de embalagens e rótulos e outras estratégias para o acesso a mercados. Na cooperativa também foi implantado o Laboratório de Classificação Sensorial de Café, onde são certificados e emitidos laudos técnicos que habilitam o produto da COOPERBAC para a comercialização junto a grandes marcas nacionais de café. O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.


Os comentários estão fechados.