Denominado Movimento Todos pelo Cristo, uma comissão formada por vários segmentos da sociedade se reuniu com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade na tarde de segunda-feira (13), para tratar da restauração do Cristo Crucificado, obra do escultor Mário Cravo Júnior. A Administração Municipal de Vitória da Conquista trabalha na requalificação da área do entorno do monumento, na Serra do Piripiri, que está orçada em R$ 3,3 milhões com recursos do Ministério do Turismo. A obra envolve pavimentação, iluminação cênica, paisagismo, construção de dois mirantes e um espaço destinado a eventos religiosos. “Estamos realizando uma grande revitalização na área do Cristo Crucificado de Vitória da Conquista. Vai ter um mirante muito bonito, a calçada, o acesso pavimentado com área de lazer para toda a comunidade, mas a restauração da obra de arte não estava neste projeto, que é do Ministério do Turismo”, explicou a prefeita que, tempos atrás, comentou a questão com o arcebispo dom Josafá Menezes da Silva, quando surgiu a ideia de se fazer uma campanha para que a Comunidade Conquistense participasse da restauração da obra de arte.
A ideia começou a ser colocada em prática com o grupo composto por Dom Josafá, pelo vereador Luís Carlos Batista de Oliveira, pelo comandante do Policiamento da Região Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva, pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado da Bahia (SINDUSCON), Luciano Alves Bomfim, e pelo diretor da Gente Propaganda, Lucas Aguiar Caires. Neste último encontro ficaram acertadas a participação da Administração Municipal de Vitória da Conquista na parte de infraestrutura e segurança e a data de lançamento da campanha, dia 6 de março, no Planetário Professor Everardo Públio de Castro. “O que nós queremos é que a comunidade participe e se sinta dona também do Cristo. Tenho certeza que a área vai ficar belíssima. Um espaço novo, de cultura, de lazer e também de expressar a religiosidade da nossa cidade”, afirmou a prefeita. Segundo Dom Josafá, a comissão está acompanhando mais de perto a campanha e coordenando a parte da sociedade. “O Cristo é um símbolo de Conquista e a Prefeitura vai urbanizar o entorno.Então essa vai ser uma ocasião para que nós, enquanto sociedade, entremos para oferecer a nossa parte, a fim de que o Cristo seja restaurado e seja o símbolo da nossa cidade”, disse o arcebispo.
O vereador Luís Carlos Dudé destacou a importância da campanha de arrecadação de recursos para a restauração do monumento que retrata a imagem de Jesus Cristo. “É uma campanha da iniciativa privada para restaurar a imagem do Cristo, do nosso Cristo catingueiro, do nosso Cristo Nordestino”, disse. Dudé ainda salientou que a Prefeitura já está fazendo a parte que compete a ela, com um investimento de três milhões e meio na revitalização do entorno. “Isso já representa muito para nós e para a população de Vitória da Conquista, que vai abraçar essa campanha como nós a abraçamos”, acrescentou. Durante o encontro, o empresário Luciano Bomfim enfatizou que além da obra de revitalização do entorno do Cristo, a Prefeitura vai apoiar a restauração do monumento. “A Prefeitura já está fazendo a parte do parque em si, do entorno dele, mesmo assim decidiu apoiar essa campanha para que a imagem do Cristo também seja recuperada”, disse. Mas, segundo o empresário, apesar do apoio da Prefeitura, da Câmara Municipal, de entidades e da sociedade civil, a quantidade de instituições participantes ainda é muito pequena em relação ao que se pretende mobilizar.
“São necessárias outras entidades empresariais, outras entidades da sociedade civil que precisam, merecem e devem participar, afinal é um monumento da cidade”, concluiu. O Coronel PM Ivanildo da Silva lembrou que durante o projeto “PM no Pôr do Sol”, realizado na área do Cristo, ele havia prometido à família Cravo se empenhar para recuperar a estrutura “A Polícia Militar não faz apenas policiamento ostensivo, não é? Nós estamos inseridos dentro dessa comunidade e fizemos essa promessa e temos hoje, junto com a nossa prefeita Sheila, essa oportunidade de bater o martelo para todas as instituições participarem”, garantiu. Responsável pela campanha publicitária, Lucas Caires explicou que esse era um pleito antigo da Diocese, articulado com a Polícia Militar, e que a Gente Propaganda materializou o projeto. “Transformamos o projeto numa marca, no movimento ‘Todos pelo Cristo’, de forma a fazer o resgate de um símbolo da nossa cidade, um símbolo que além de religioso é também turístico do município de Vitória da Conquista”. Ele adiantou que a campanha será o mais agregadora possível para mobilizar toda a sociedade.