A abertura oficial do Carnaval de Palmeiras, município na região da Chapada Diamantina, aconteceu neste sábado (18), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. A festa, que já está na sua 97ª edição, tem uma vasta programação até a próxima terça-feira (21). Atrações como Magary Lord, Adão Negro e Filhos de Jorge animam o público no palco montado na Praça Doutor José Gonçalves, próximo à Prefeitura.
No centro da cidade, o governador e os titulares do Turismo, Maurício Bacelar, Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo, e o chefe de Gabinete, Adolpho Loyola, acompanharam a saída do cortejo do que foi embalado pelo som da Filarmônica Santa Cecília e pela alegria dos foliões. Em seguida, Jerônimo participou da cerimônia de abertura oficial do Carnaval de Palmeiras, quando foi realizada a coroação da Rainha e do Rei Momo.
Na ocasião, Jerônimo falou sobre a importância de fortalecer os festejos de momo nas cidades do interior da Bahia. “Aqui na Chapada, Palmeiras já é um ponto turístico natural e essa festa que a prefeitura promove aqui é feita com muito zelo, muito carinho. Por conta disso, nós estamos aqui para prestigiar e para mostrar que Carnaval também acontece no interior do estado com qualidade”, declarou.
Já o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, pontuou o quanto as festas carnavalescas são importantes para a manutenção da cultura baiana e para a movimentação da cadeia turística. “O Carnaval é a maior expressão cultural brasileira e na Bahia tem a sua maior expressão. Aqui está distribuído em mais de 60 municípios com o apoio do Governo do Estado”. Ele também exaltou as belezas naturais da região, que é um polo turístico consolidado para o ecoturismo e turismo de aventuras. “Aqui as pessoas têm a oportunidade de fazer a trilha da fumaça ou conhecer a Vila de Conceição dos Gatos, tomar banho na Cachoeira do Rio Preto ou no Riachinho, encontra também uma gastronomia rica”, destacou.
O prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães afirmou que a população da região já espera o evento e que o fomento da festa era muito esperado por todos. “A parceria resultou nesse projeto. Sozinhos não conseguiríamos. Se não fosse o governo estadual dando esse suporte nós não conseguiríamos fazer uma festa com esse nível, que é a altura que a nossa cidade merece”.
O policiamento da festa da cidade opera com o reforço de 132 policiais militares da 42ª CIPM/Lençóis. O Carnaval de Palmeiras conta com o apoio do Governo do Estado, que investiu na aplicação de R$ 160 mil para fomentar a realização do evento.