Assembleia Legislativa da Bahia | ex-prefeito de Vitória da Conquista, Zé Raimundo assume Presidência da Casa

Foto: BLOG DO ANDERSON

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes, do Partido Social Democrático, transmitiu o comando da Casa para o primeiro vice-presidente, deputado José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, ex-prefeito de Vitória da Conquista. Conforme informações pulicadas no site da ALBA nesta sexta-feira (24), “a mudança se deu em função de uma viagem que o presidente fez ao exterior, o que regimentalmente abre espaço para o vice-presidente assumir o Legislativo interinamente. O termo foi lavrado pelo secretário-geral da Mesa, Carlos Rocha Machado, e assinado pelos dois parlamentares. A previsão é que o presidente Adolfo Menezes esteja de volta ao comando do Parlamento já no início de março, quando acompanhará os procedimentos para indicação da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA)”.

Essa será a primeira vez que o deputado Zé Raimundo Fontes ocupa a Presidência da Casa. Ele foi eleito para o posto de vice-presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025. Natural de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o legislador é formado em Pedagogia pela Faculdade da Bahia (FACEBA) e em história pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado em Ciências Sociais também pela UFBA e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP).

O deputado também atuou como docente na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista, e na Universidade Estadual de Feira de SANTANA (UEFS).

Em sua trajetória como político, foi prefeito de Vitória da Conquista antes de ser eleito deputado estadual pela primeira vez para o mandato de 2011/2015. Foi reeleito, a partir de então, para os quadriênios de 2015/2019, 2019/2023 e 2023/2027.

Na ALBA, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e integrou colegiados como Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; Extraordinária para Discussão/Análise da Reforma Política; Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste; Conselho de Ética e Decoro Parlamentar; Extraordinária para Acompanhar a Privatização dos Cartórios; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Especial da Verdade; Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia Oeste-Leste, Porto Sul e Complexo Viário do Oeste (Ponte Salvador-Itaparica), dentre outras.


Os comentários estão fechados.