Uma das tradicionais expressões culturais da Terra do Divino Espírito Santo, a Missa do Vaqueiro foi realizada neste domingo (26) com total apoio da Prefeitura de Poções. A prefeita Irenilda Cunha de Magalhães, a Nilda Magalhães, do Partido Comunista do Brasil, se fez presente ao lado de seu secretariado e apoiadores na retomada da festividade, que há dois anos não era realizada. Foi um dia inteiro de programação que se iniciou com concentração de cavaleiros e amazonas que seguiram até o Parque de Exposições de Poções, onde ocorreu a missa.
A celebração foi marcada por alguns momentos emocionantes, como a apresentação da imagem de Nossa Senhora Aparecida carregada em meio à multidão por cavaleiros, ao entoar do berrante. Para a prefeita, o resgate da Missa do Vaqueiro significou muito: “Tenho certeza que a Missa do Vaqueiro só vem agregar às outras formas de manifestações culturais típicas da nossa região. Nosso apoio em retomar essa festa se tornou mais forte ainda devido aos anseios de muitas pessoas que nos pediram o retorno dessa celebração. Me senti muito feliz em participar desse momento.
o de muita fé” afirmou. O produtor rural Carlos Oliveira, de 54 anos, da Fazenda Santa Maria, acompanha a Missa do Vaqueiro desde quando começou. Ele lamentou quando o evento não foi realizado devido a Pandemia de Covid-19, mas disse que mesmo assim veio sozinho para ter um momento de oração em frente ao palco onde se costumava realizar a celebração. “Sou muito religioso, e participar desta missa é muito bom e importante, pois aproveito para agradecer a Deus por abençoar minha vida, pois quem conhece sabe que a lida de quem vive no campo não é fácil, e ainda é um momento de encontrarmos com os amigos”, contou.