O novo presidente, diretores e conselheiros fiscais da União dos Municípios da Bahia (UPB) tomaram posse na tarde desta segunda-feira (13), na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e diversas lideranças políticas. “Tivemos muito sucesso nessa parceria com o conjunto de políticas públicas. A exemplo do Consórcio de Saúde, as policlínicas hoje, o sucesso que nós temos na Bahia é em função da relação que nós temos com as prefeituras, respeitando o lugar da UPB, respeitando o lugar e o papel de cada prefeito individualmente”, afirmou o governador.
Na cerimônia também ocorreu a transmissão de cargo para o novo presidente da UPB, prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, conhecido como Quinho. A transmissão foi feita pelo antigo presidente da instituição, Zé Cocá, prefeito de Jequié, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, que também entregou os diplomas de posse aos demais integrantes da diretoria. Os empossados vão assumir o Biênio 2023/2024. Segundo o novo presidente da UPB, Quinho, é um momento diferente para a instituição, que construiu uma chapa única por aclamação. “Isso mostra que os prefeitos baianos estão unidos em um só desejo, que é o de fortalecer o municipalismo. Então nós teremos pautas importantes, que é a nova PEC 14, que trata da questão previdenciária, a redução do INSS patronal. Estou muito feliz, é um momento novo no país, de reconstrução junto com os municípios”, celebrou.
“Fortaleceremos esse laço e trabalharemos cada vez mais para que nós possamos atender ainda mais as causas municipalistas. Mas também é um momento único estar participando dessa chapa com o maior número de mulheres da história da UPB Isso nos fortalece e dá espaço para nós mulheres, fazermos o nosso trabalho, mostrarmos que também podemos fazer política de qualidade, política de respeito e de compromisso com os nossos municípios e também com a Bahia”, afirmou a conselheira fiscal Fernanda Sá Telles, prefeita do município de Wanderley, na posse da UPB. A diretoria executiva é composta por sete prefeitos do estado e o conselho fiscal por 10 gestores municipais.
Os integrantes da chapa são: o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, vice-presidente institucional; prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, vice-presidente administrativo; o prefeito de Itapicuru, José Moreira Neto, 1º secretário; o prefeito de Iuiu, Reinaldo Barbosa, 2º secretário; o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Requião, 1º tesoureiro; e a prefeita de Taperoá, Christianne Mary Pereira Guimarães, 2ª tesoureira. O evento foi aberto com uma homenagem ao antigo presidente da UPB, Zenildo Brandão Santana, mais conhecido como Zé Cocá, com fotos de momentos importantes da sua gestão e histórias exitosas.