O Município de Vitória da Conquista recebeu na quinta-feira (23) o Plano Plurianual [PPA 2024-2027], principal instrumento de planejamento de médio prazo do Governo do Estado da Bahia. Ao longo de dois meses, o Governo do Estado da Bahia realizará plenárias nos 27 territórios, onde serão coletadas propostas para compor um documento. O processo conta com a contribuição dos órgãos deliberativos de políticas públicas [Conselhos Estaduais], e o trabalho de sistematização das propostas fica a cargo das Secretarias Estaduais.
O evento, que contou com a participação do vice-governador Geraldo Alves Ferreira Júnior, do deputado estadual José Raimundo Fontes, prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadoras e vereadores, diversas lideranças do Centro Sul Baiano, aconteceu no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. De acordo com o coordenador executivo de Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN), Thiago dis Santos Xavier, no PPA Participativo com escuta social, foram implementadas novas metodologias.
Foram criados Grupos de Trabalho Territoriais (GTT), 10 por cada território, totalizando 270 grupos, com mais de cinco mil pessoas participando da elaboração das propostas. Além disso, conta também a participação dos Conselhos de Políticas Públicas, como de educação, saúde, meio ambiente, segurança alimentar, entre outros, e a criação de uma plataforma digital. “Nós estamos no século XXI e as pessoas hoje têm suas limitações de tempo. Qualquer baiano, em qualquer lugar do planeta pode acessar o site www.ppa.ba.gov.br e encaminhar suas propostas”, explicou Thiago.