A Arquidiocese Metropolitana de Vitoria da Conquista realizo nesta terça-feira (4), a Missa da Unidade, na Paróquia São José, no distrito de Inhobim. Representantes das 34 Paróquias dos 20 Municípios que compõem a Arquidiocese participaram do evento, trazendo caravanas que resultaram em público de mais de mil fiéis, entre eles a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Normalmente realizada na quinta-feira santa, a Missa da Unidade, ou Missa dos Santos Óleos, é um momento importante da celebração da fé cristã, quando os padres renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação.
A cerimônia também faz a consagração dos óleos que serão utilizados durante todo o ano nas igrejas, nas celebrações dos sacramentos, batismos, unção dos enfermos e outros ritos. O arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, deu mais detalhe sobre o significado da celebração. “Acontece sempre dentro da Semana Santa, porque é o mistério de Cristo que se oferece para todos nós. Cristo, que é o ungido, que abençoa os óleos que a gente vai utilizar durante todo o ano. A missa da unidade é a comunhão a todo o ano, porque tudo o que acontece em todo o ano depende então dessa celebração”, explicou.
A cada ano, a Missa da Unidade é realizada em uma paróquia diferente. Antes de iniciar a sua pregação, Dom Josafá saudou a prefeita Sheila Lemos e agradeceu à Prefeitura de Vitória da Conquista pelo apoio ao evento. De acordo com o administrador da Paróquia São José de Inhobim, padre Dhonis de Jesus Santana, esta é a realização de um antigo sonho da comunidade. “É um momento de profundo significado. E para nós, olhando para as nossas limitações, ainda assim estamos conseguindo realizar este evento bonito, que certamente fará nosso distrito crescer. Estamos em uma comunidade rural, que é um distrito, e aqui estamos concretizando um sonho”, disse.
Esta foi a primeira vez que Solange Ferreira da Silva, moradora do distrito, pôde participar de uma Missa da Unidade. “Maravilhoso. A primeira vez que nós fomos contemplados com essa missa aqui, a gente ficou muito feliz. Estou emocionada com essa missa de hoje”, contou. Já Zilda Marques mora na sede de Vitória da Conquista e tem o costume de acompanhar a celebração, e neste ano não foi diferente. “É bom que reúne todas as comunidades, todas as paróquias. Muito bom porque a gente conhece muitas pessoas e vai aprendendo mais. É um dia importante da Semana Santa, então para mim é muito bom mesmo, é uma alegria participar”, opinou.