O cultivo do Umbu Gigante foi o tema central do Dia de Campo realizado, nesta terça-feira (18), na Fazenda Experimental Pedra Mole, Distrito de Bate-Pé, em Vitória da Conquista. A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), como parte da programação do evento “Umbu Gigante e suas potencialidades”, realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao longo da manhã, mais de 120 participantes, entre estudantes, professores, gestores municipais e produtores rurais do Centro Sul Baiano, Norte de Minas Gerais e da Paraíba percorreram as estações montadas na fazenda e ouviram explicações técnicas dos engenheiros agrônomos da SMDR sobre cada etapa, desde a produção de mudas, enxertia e plantio até a poda.
O secretário da SMDR, Luís Paulo Santos Sousa, falou da alegria por receber o grupo na fazenda para divulgar a cultura do Umbu Gigante. “Temos sempre recebido instituições de ensino, produtores para mostrar como funciona essa cultura para que esse conhecimento se multiplique. Tenho certeza de que esse foi um dia de muito aprendizado para os participantes”, comentou o secretário. O professor pós-doutor Orlando Sílvio Caires Neves, coordenador do evento, agradeceu a parceria e enfatizou as contribuições do Dia de Campo, que encerra a programação do evento que teve início ontem (17).
“Aqui, mostramos na prática aquilo que falamos na teoria. E por se tratar de uma fazenda que foi desenvolvida para esse tipo de atividade, as pessoas assimilam melhor o conhecimento”, destacou. O projeto de produção de Umbu Gigante na fazenda experimental em Vitória da Conquista é pioneiro no Brasil e pode se tornar referência para a Paraíba, como afirmou o presidente da Empresa Paraíba de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Aristeu Chaves.
“Foi uma experiência extremamente valiosa a gente conhecer essa fazenda experimental de Conquista, que tem uma estrutura muito boa. A experiência que estamos colhendo aqui hoje será de fundamental importância para que possamos implementar a cultura do Umbu Gigante lá na nossa região já que a Paraíba também tem uma aptidão muito importante para a Cultura do Umbu”, assegurou. Também da Paraíba, o extensionista da EMPAERe coordenador do Coletivo Rede Umbu Nordeste, Everton Bronzeado, é um dos entusiastas da Cultura do Umbu. Esta é a segunda vez que ele visita a Fazenda Experimental que, em seus 10 hectares, conta com cerca de 800 pés de Umbu.
“Estive aqui em 2017 para uma missão técnica da EMPAER para prospectar e conhecer as experiências exitosas do Umbu Gigante aqui no sudoeste da Bahia. Hoje, observo mais uma vez que a fazenda está muito bem cuidada, com seus viveiros. Vitória da Conquista está de parabéns”, enalteceu. Morador do povoado Olho d’Água da Serra e estudante do segundo semestre do curso Técnico de Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Conquista, João Vitor Prates viu no Dia de Campo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. “Quando peguei a muda naquele evento no Centro de Convivência porque também sou produtor, plantei sem saber exatamente como seria, já que as culturas que eu tinha lá eram outras. Então, já vou aproveitar esse conhecimento aqui do dia de hoje que foi fundamental”, disse.