O Conjunto Habitacional Urbis V, que está localizado no bairro Zabelê, Zona Oeste de Vitória da Conquista, e é o primeiro lugar a se beneficiar do Programa Brilha Conquista. Esse programa consiste em substituir todas as luminárias antigas em vapor de sódio por novas de LED, que são mais modernas, econômicas e têm maior capacidade de iluminação. Durante o lançamento oficial na noite da quarta-feira (19), várias luminárias foram acesas na esquina da Avenida Central, bem ao lado da Feira da URBIS V, e muitos munícipes estiveram presentes para testemunhar o evento, junto com a prefeita Ana Sheila Lemos Andrade. Essa iniciativa trará benefícios para a comunidade local, como a economia de energia e a melhoria da qualidade da Iluminação Pública.
“Vitória da Conquista, tanto na zona urbana quanto na rural, vai ser 100% LED. Isso significa mais segurança, pois uma cidade mais iluminada é uma cidade mais segura. E mais economia para os cofres públicos, já que essas lâmpadas são bem mais econômicas do que as de vapor de sódio, que não têm mais condições de estar na nossa cidade, que é a melhor da Bahia para se viver e a segunda melhor do Nordeste”, declarou a prefeita. Para quem viu de perto o início do Brilha Conquista, o que mais chamou a atenção foi o aspecto mais esbranquiçado das novas luminárias, bem diferente da luz amarela proporcionada pelos equipamentos de vapor de sódio.
Além disso, as pessoas que estavam presentes, em sintonia com o discurso da prefeita, demonstraram boas expectativas quanto à sensação de segurança, devido à iluminação mais intensa das vias. Foi esse o aspecto ressaltado por Luzia Gusmão de Oliveira, 50 anos, moradora do Caminho 12. “A outra iluminação já estava muito escura. Esta vai clarear mais, para a gente sair de casa mais tranquila”, declarou a moradora. Vânia Pinheiro, 43 anos, concordou com a amiga. “Estava precisando, pois estava muito escuro. Às vezes, as outras lâmpadas ficavam sem ser trocadas por muito tempo. A gente tinha medo de assalto, ficávamos até sem poder ir a algum lugar, por causa disso. Espero que melhore”, disse Vânia, que mora no Caminho 22.
O aposentado José Augusto Cidreira, 74 anos, que fez questão de tirar uma selfie com a prefeita Sheila Lemos, ao lado da esposa, Maria Lúcia Soares, de 57, também aprovou a novidade. “Só em clarear mais, já melhora bastante para nós”, avaliou o morador do Caminho 9. Outro morador do Caminho 9, Francisco Ronaldo de Lima (Zé do CD), 84 anos, também aposentado, mostrou-se animado diante da possibilidade de circular à noite com mais tranquilidade. “Isso vai coibir os assaltos, pois a claridade espanta os marginais. E também vai melhorar bastante para os alunos que estudam à noite”, afirmou, referindo-se aos estudantes matriculados no Colégio Estadual Padre Palmeira.