A prefeita Ana Sheila Lemos Andrade esteve, nesta quarta-feira (26), na Horta Comunitária da Vila América acompanhada do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias Alencar Lima conferir de perto o cultivo das hortaliças, legumes e árvores frutíferas. “Fui convidada pela comunidade para conhecer a horta do Vila América e estou encantada com o que estou vendo aqui. É a coisa mais linda, uma horta muito produtiva”, observou a prefeita, que também aproveitou a oportunidade para conversar com os produtores sobre as demandas que eles possuem e as possibilidades de ampliação do número de produtores beneficiados com a ação.
A horta do Vila América é uma das mais antigas existentes na cidade e atualmente conta com 29 produtores. Juntamente com as Hortas do Kadija, Jardim Valéria e Recanto das Águas, ela integra o Projeto Hortas Comunitárias, que visa aumentar a oferta de alimentos com elevado poder nutritivo e melhorar as condições de vida de grupos sociais em situação de insegurança alimentar. O excedente é comercializado, possibilitando a geração de trabalho, a ampliação de renda e a inclusão social dos produtores. “Então, trouxemos hoje também os técnicos do Desenvolvimento Rural para trazer tecnologias para esses produtores. O que queremos é que eles produzam cada vez mais e vamos continuar dando toda assistência para que eles alcancem esse objetivo”, afirmou Sheila, que dando continuidade às visitas iniciadas nesta quarta, irá também às outras três hortas coordenadas pela Secretaria.
A dona de casa Vilma dos Santos, uma das agricultoras da horta, fez questão de compartilhar os benefícios que o espaço proporciona em sua vida. “Estou cultivando aqui há aproximadamente cinco anos e a horta foi fundamental, sobretudo, no período de pandemia. Ela ‘levou embora’ o meu estresse. Além disso, o que planto aqui, que é natural, orgânico, utilizo e dou para os meus parentes e ainda vendo, conseguindo uma renda extra”, contou. Os benefícios da horta são tamanhos que ela já está servindo de referência para outros órgãos, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Vila América. O grupo de idosas do CRAS quer implantar uma horta no espaço e prestigiou a visita e a programação preparada pela Coordenação Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
“O bom de levar essa horta para lá é que teremos mais uma ocupação para o nosso dia a dia. Além disso, vamos lidar com a natureza e poderemos não só consumir o que plantarmos e, dependendo da fartura que vamos ter, com fé em Deus, poderemos doar. Foi muito bom termos vindo hoje, principalmente, para aprendermos e nos sentirmos mais incentivados”, comentou a usuária do CRAS, Regina Oliveira. Como parte da programação da visita, tanto os produtores quanto o grupo de idosas do CRAS Vila América assistiram a uma palestra sobre violência contra a mulher, sob responsabilidade da equipe do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (CRAV) e sobre o uso do adubo orgânico com a Técnica Bokashi, ministrada pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.